10 passos para promover seu software e gerar resultados reais

O meio digital mudou a forma como as pessoas se comunicam e se conectam umas com as outras. O acesso a informações se tornou algo muito mais simples e é por isso que você deve ter o controle de como sua empresa se posiciona no meio online. Estar presente na internet te dá voz, relevância,constrói a sua reputação e ajuda a ampliar o seu negócio.

Antes de promover seu software, você deve ter certeza que quando os seus clientes em potencial te procuram, é o seu canal oficial que será encontrado. Por isso, para ser bem visto na internet, siga essas dicas:

Imagem via Shutterstock

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1. Construa um site

Se você ainda não tem um site oficial, comece pelo básico. Se um cliente em potencial está procurando por um produto da sua área na sua cidade e você não tem um portal oficial, você já está em desvantagem em relação à concorrência. Seu site deve ser esteticamente bonito, com informações relevantes sobre os seus serviços, seu endereço e formas de contato.

Não esqueça de otimizá-lo para SEO, com palavras chaves que te colocam acima dos seus competidores nos sites de busca. Fique atento ao número de caracteres na page title e na meta description. Uma ferramenta que sempre indico aos meus clientes, que serve para analisar se o site está fazendo um bom trabalho em SEO, é a BROWSEO.

2. Coloque o seu contato em diretórios de busca

Com o site pronto, você deve enviá-lo para diretórios que listam contatos de empresas – como o Guia Fácil, Telelista, Yahoo, etc. Estar listado em sites como estes aumentam as suas chances de ser encontrado no ambiente digital. Não se esqueça de criar um Sitemap!

3. Tenha páginas em redes sociais para o seu negócio

Muitas pessoas usam as redes sociais somente para diversão e esquecem que elas podem ser ferramentas importantes para a divulgação de um produto ou negócio. As redes sociais online são conexões de pessoas com objetivos em comum, com algo que compartilham. E como sua empresa pode tirar proveito? Utilizando como plataforma de distribuição de conteúdo e como canal de comunicação direto.

Estar em todas as redes sociais ao mesmo tempo é muito custoso, então avalie em qual delas sua empresa gastará mais energia. Em breve, vou disponibilizar um tutorial completo sobre como empresas de tecnologia podem aproveitar as redes sociais.

Invista em conteúdo próprio! A produção de conteúdo próprio é que transmite a autoridade, demonstra que sua empresa domina um assunto.

Atenção! Cuidado com a automação de posts em redes sociais. São ferramentas importantes, que facilitam e garantem a disciplina, mas tenha cautela para que sua empresa não pareça um robô, e você acabe por perder oportunidades preciosas de interação com seu público.

4. Comece um blog

Promover  a sua empresa por meio de um blog não só é uma grande forma de mostrar para seus clientes seu conhecimento no assunto, mas também afeta diretamente o posicionamento do seu site na página de resultados dos buscadores.

Antes de produzir seu primeiro artigo, fique atento a essas questões:

  • Hospedagem: Não hospede em blogs gratuitos, pois quando existir uma referência de outro site para o seu conteúdo, o domínio da plataforma gratuita que será favorecido.
  • Escolha uma boa plataforma de conteúdo: Indico WordPress.
  • Opção de assinatura: Utilize como forma de fazer o visitante voltar a consumir o seu conteúdo.
  • Opções de categoria: Divida seus conteúdos por categorias. Isso faz com que um post antigo não fique há muitos cliques do usuário.

Faça artigos relevantes, compartilhe seu conhecimento, ou dê opinião sobre assuntos da sua área. Aproveite para compartilhar essas postagens em seus canais oficiais de redes sociais.

5. Use Call-to-Actions

Em seu site, blog e canais de redes sociais, não esqueça de incluir Call to Actions. Elas podem ser algo como um “Para saber mais agende uma consulta conosco”. São esses detalhes que demonstram que o seu negócio está acessível e ainda dão um incentivo extra para que o seu público alvo entre em contato com a sua empresa.

6. Ajuste o seu email marketing

Como a sua estratégia de marketing online não pode ser focada apenas nos novos clientes, você deve promover o seu negócio para os clientes antigos também. Uma excelente forma de permanecer em contato com a sua base de clientes é por meio do email. Colete os endereços de seus clientes e prospectos e envie emails periodicamente para promover o seu negócio. Lembre-se de ser criativo e incluir no título palavras que despertem a curiosidade do seu cliente.

Vou revelar aqui algumas boas práticas que adoto com os clientes da minha consultoria:

  • Tenha uma política de privacidade: Assegure que os dados do seu público não serão compartilhados com terceiros sem prévia autorização.
  • Tenha um calendário de envio: Organize o envio de e-mails de acordo com o segmento.
  • Faça listas orgânicas: Não compre e não alugue listas, monte sempre uma lista própria.
  • Atenção no assunto do e-mail: Seja interessante, deixe claro o que você está oferecendo e evite “Spammy Words”.

7. Seja relevante

Quando você está criando a sua estratégia de marketing digital, lembre-se que o conteúdo é o elemento chave para o sucesso dela. Faça postagens de conteúdos relevantes, tenha boas fotos e vídeos, e tenha consistência nas atualizações. Também lembre-se de responder a todas as perguntas que forem enviadas aos seus canais.

8. Analise o seu crescimento

Para medir se o que você está investindo na sua imagem online está trazendo bons frutos, faça análises periódicas do crescimento do número de pessoas que estão interagindo com o seu site e redes sociais. Você pode usar o Google Analytics e o Facebook Insights, por exemplo.

9. Preste atenção no que você compartilha

Mais uma vez, lembre-se de que para ser visto é preciso permanecer relevante. Mas, mais do que isso, você deve lembrar que o meio online é feito de pessoas e pessoas são feitas de emoções. Portanto, tenha cuidado ao discutir política, religião ou ao dar alguma opinião forte sobre qualquer assunto. Lembre-se que o que você diz no ambiente online também ressoa no ambiente offline.

Você constrói um pedacinho da sua marca a cada nova postagem.

10. Una estratégias on e offline

Sua empresa deve unir seu plano de marketing tradicional com o plano de marketing digital. Lembre-se de colocar seus endereços de redes sociais em seus cartões de visitas, flyers, emails e em seu escritório, porque isso mostra aos seus clientes e prospectos que eles conseguirão se conectar com você também através do meio digital. Essa é uma excelente forma de gerar engajamento social entre os seus clientes.

O marketing online para empresas de tecnologia exige um planejamento detalhado e uma execução rigorosa. É bastante importante lembrar que existe muita competição e se você ainda não tem uma estratégia definida para que sua presença online seja efetiva, você está ficando pra trás. Siga essas simples dicas e permaneça relevante no meio digital!

Artigo originalmente publicado em Blog Tiago de Carvalho

Tiago de Carvalho

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Tiago de Carvalho é publicitário e pós-graduado em comunicação em mídias digitais. Atua como consultor em Inbound Marketing na agência Boomerang Inteligência Digital. Autor do e-book “Inbound Marketing para micro e pequenas empresas”. Certificado em Inbound Marketing pelas empresas Resultados Digitais, Hubspot e Rock Content.


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