Como lidar com os 4 tipos de personalidades mais indesejadas no trabalho

Como é difícil conviver com determinados tipos de personalidades no trabalho, não acha?

Nós passamos, pelo menos, oito horas ao lado de certas pessoas que possuem um comportamento diferente do nosso ou daquele que gostaríamos de conviver. E, como não podemos escolher o perfil das pessoas com quem iremos trabalhar, precisamos aprender a respeitar e conviver de forma pacífica.

Imagem via Shutterstock

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Portanto, compartilho com vocês algumas dicas básicas para lidar com os 4 tipos de personalidade que mais incomodam:

1) Bola murcha: reclama de tudo e todos, pelo dia inteiro.

Dica de convivência: evite a pessoa. Se puxar assunto diga que está enrolado (mesmo se não estiver) e que não pode falar. Ou responda apenas com “ahã”, “é”, “pois é” e outros do gênero.

2) Bush: manda em todos e sabe tudo.

Dica de convivência: delimite o poder que ele tem, se tiver algum, sobre você. Se for seu chefe imediato, indireto, seja profissional e não permita que lhe trate com desrespeito. Ele pode ser seu chefe, não seu dono!

3) Tagarela: silêncio é uma palavra desconhecida por ele.

Dica de convivência: nunca tire seus fones de ouvido perto dele…rsrsrs. É sério! O fone de ouvido é a melhor barreira que você pode usar para mitigar o desconforto que pessoas assim geram.

4) Pseudo-amigo: adora todos pela frente, crítica todos pelas costas.

Dica de convivência: não se envolva. Mantenha distância e evite intimidade com alguém assim, esse é o pior tipo que existe em qualquer ambiente de trabalho. Lembre-se: “Aquele que chega até você para falar mal de alguém. Também chega no outro para falar mal de você”.

Lembre-se: o respeito é algo que devemos praticar com todos, mesmo quando não simpatizamos com as pessoas.

Boa sorte!

Carolina Souza

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Psicóloga (CRP 06/203773) e Especialista em Gestão de Projetos (PMP) atua há décadas no mundo empresarial. Certificada CPRE, SFC, ITIL com profunda experiência nas áreas de Engenharia de Requisitos, Análise de Processos e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance. Palestrante. Colunista no PTI desde 2013 sempre colaborando com artigos focados no desenvolvimento profissional dos leitores e gerentes de projetos em início de carreira.

Conecte-se com a autora em seu perfil no Linkedin e continue aprendendo sobre como crescer em sua carreira.


6 Comentários

Jéssica
3

“Dica de convivência: nunca tire seus fones de ouvido perto dele” Fato rs! Realmente funciona nesse tipo de situação.

Joilson Carlos
5

Carolina você é ótima.
Esse texto veio a calhar para minha filha que está entrando agora no mercado de trabalho. Ela é estudante de educação física e faz estágio numa academia aqui em Salvador. Ela está sempre me reportando sobre o comportamento de alguns colegas de trabalho. Mandei seu texto pra Ela dar uma olhada.
Obrigado por fazer a Internet valer à pena, compartilhando conhecimento. Abraço.

Carolina Souza
6

Olá Joilson,
Muito obrigada pelo seu comentário. Fico feliz de contribuir para enriquecer o conteúdo da rede. E mais feliz ainda por saber que além da TI meu texto pode ajudar a outras áreas, como a de Educação Física. Obrigada por compartilhar o texto.
E diga a ela que nesse momento, no início da carreira, ela irá se deparar com esses tipos e tantos outros (ora mais complicados ora menos) e o importante é desenvolver a empatia para que não gere situações desgastantes para ela.
Boa sorte!
Abraços.

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