Certificação em Coaching para Gerentes de Projetos

São várias as competências que os Gerentes de Projetos devem ter para gerenciar bem seus projetos, porém, uma das principais habilidades deve ser o relacionamento com as pessoas, ou seja, saber se comunicar e lidar com cada uma delas de forma personalizada.

Dentro de uma equipe de projetos, que pode ser ou não globalizada, você encontra uma diversidade enorme de pessoas, com objetivos profissionais muitas vezes divergentes e que precisam trabalhar em conjunto para entregarem um produto ou serviço de qualidade.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Neste ponto começa o grande desafio para os Gerentes de Projetos: saber lidar com pessoas muitas vezes sem conhecê-las profundamente. Aqui entra o Coaching e suas ferramentas como apoio na Gestão de Equipes e Projetos.

Para entender como o Coaching pode ajudar os Gerentes de Projetos, vamos falar um pouco sobre o que é o Coaching e suas principais ferramentas.

Hoje em dia tem se falado muito de Coaching, porém, muitas pessoas ainda não conhecem ou acham que se trata de consultoria ou sessões de psicologia, terapia, etc.

O Coaching na realidade é um processo que ajuda as pessoas a desenvolverem suas habilidades e competências para atingirem seus objetivos de uma forma mais rápida.

Antes de começarmos a falar de Coaching, precisamos definir bem três palavras:

  • Coach é o profissional que irá apoiar o Coachee;
  • Coachee, é o cliente;
  • Coaching é o processo em si, a metodologia.

Hoje em dia existe Coaching praticamente para todas as áreas. Vou citar apenas alguns tipos:

  • Coaching de Vida: desenvolvimento pessoal e planejamento de vida, tem como objetivo atingir uma melhor qualidade de vida.
  • Coaching Executivo: aplicado no mundo corporativo, com objetivo de alcançar a alta performance de empresários, diretores e executivos.
  • Leader Coach: processo desenvolvido para que as competências de um Coach sejam adquiridas.
  • Coaching Organizacional: desenvolvimento de pessoas e gestão de mudanças nas organizações.
  • Team Coaching: desenvolvimento de equipes para maximização de performance com foco em uma meta comum ao grupo.

Dentro da metodologia de Coaching são utilizadas várias ferramentas para apoiar o processo entre o Coach e o Coachee. Irei citar aqui apenas uma ferramenta de Análise Comportamental, o DISC.

Na teoria DISC (DominânciaInfluência, EStabilidade e Cautela) existem quatro padrões básicos de comportamento observados nos seres humanos. Todas as pessoas possuem essas quatro qualidades básicas de comportamento em graus diferentes, sendo uma delas predominante. Essa ferramenta basicamente traça o perfil comportamental detalhado de uma pessoa.

Compreender onde você e outros membros da sua equipe estão dentro do perfil DISC é a chave para saber lidar melhor com cada um individualmente. Com essa abordagem, sem dúvida você irá obter melhores resultados na gestão da sua equipe e consequentemente na gestão dos seus Projetos, trazendo benefícios para a organização.

Atualmente existem diversas Instituições que formam profissionais certificados em Coach. Uma formação em Coaching não é barata, a certificação inicial para Professional Coach, custa em média R$ 7.000,00, com uma carga horária de 80 horas dividida em 2 módulos de 4 dias.

Os Gerentes de Projetos certificados como Coach possuem maiores conhecimentos e habilidades para lidar com pessoas e conduzir processos de melhorias de performance dentro das organizações e isso é um grande diferencial, vale a pena o investimento.

Fábio Mourão

Mais artigos deste autor »

Agile Expert | Facilitador | Palestrante | Mentor

Fundador da PROJECTSTUDY TREINAMENTO & CONSULTORIA
https://www.projectstudy.com.br

+28 anos de experiência em Consultoria de TI
+15 anos em Gestão de Projetos e Serviços de TI
+5 anos como Facilitador e Palestrante em Métodos Ágeis
+50 Certificações (TI, Projetos, Coaching)
+5000 Profissionais Capacitados em Métodos Ágeis
+300 Turmas Corporativas e Turmas Abertas ao Público
+40 Empresas capacitadas em Métodos Ágeis
+300 Palestras e Webinários em Métodos Ágeis

Bacharel em Análise de Sistemas pela UNESA
MBA FGV-RJ em Gestão Empresarial com ênfase em TI
Pós MBA FGV-RJ em Gestão Executiva de Projetos


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!