6 dicas para transformar seu Projeto ERP em um Case de Sucesso

Toda empresa, seja ela de qual tamanho ou segmento for, almeja crescer, alavancar resultados, ver sua receita duplicar, triplicar, ter o retorno de todo investimento feito e se tornar referência, esse é o sonho de qualquer empresário e entre os muitos investimentos feitos por uma organização estão os voltados para a automação dos processos, em outras palavras, a implantação de um sistema de gerenciamento, um software ERP ou um módulo novo.

Sabemos que esse é um investimento alto e demanda tempo, mas o que foi projetado lá no início pode não ter o resultado esperado. E por que isso acontece? Os motivos são vários: mau planejamento, execução mal feita, falta de tempo hábil para implantação, profissionais sem qualificação necessária na execução do projeto, entre outras coisas.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

E qual é o segredo para transformar meu projeto de implantação ERP num case de sucesso? Nesse artigo vou mostrar algumas etapas fundamentais para seu projeto ser bem sucedido.

1º Mapeamento

Essa etapa é importante para conhecer o cenário atual da empresa, entender qual é a dificuldade, identificar onde está o problema, a necessidade de treinamento, saber qual é a solução mais adequada. O mapeamento serve também para que o consultor conheça os colaboradores e entenda a dificuldade de cada um no desenvolvimento das suas atividades diárias bem como suas sugestões de melhoria.

2º Definição dos Processos

De posse do mapeamento, agora é a etapa de definir os novos processos que passarão a ser adotados pela empresa de acordo com a necessidade que foi mapeada. Essa fase é extremamente importante, pois em alguns casos é necessário mudar alguns hábitos que costumeiramente eram praticados pelos colaboradores por falta de conhecimento no sistema ou, até mesmo, de domínio da sua área. Esse é o passo em que são apresentadas as novas ferramentas que estarão disponíveis para uso.

3º Treinamento e Capacitação

Logo quando são definidos todos os novos processos para a implantação na empresa, os colaboradores envolvidos precisam ser treinados e capacitados a operar o sistema, cada qual na sua função. Nesse ponto a dedicação de cada um fará toda diferença, pois essa também é a melhor oportunidade para crescer como profissional. O treinamento precisa ser detalhado e preciso com o objetivo de deixar a todos seguros em suas atividades.

4º Implantação

Com todos treinados e preparados, é hora de implantar o sistema e começar a disponibilizar para uso. Num primeiro momento numa base de teste, para que antes seja possível simular toda a operação e ter certeza de que não haverá mais nenhum problema. Posteriormente virar para produção e dar início às atividades oficiais.

5º Simulação da Operação e Virada para produção

Com o sistema ou algum módulo novo implantado, é necessário simular toda a operação envolvida. Nessa etapa tudo aquilo que foi definido no 2º passo precisa ser simulado, essa será a garantia de que tudo está realmente de acordo. Após a realização da simulação completa com todos colaboradores começa finalmente a virar a base para a produção e iniciar as atividades.

6º Acompanhamento

Com o sistema funcionando de forma oficial existe a necessidade de acompanhar toda a operação a fim de garantir o funcionamento correto do sistema ou para atender a qualquer imprevisto que surgir.

Sem dúvidas não é uma tarefa fácil tornar seu projeto num case de sucesso, mas é possível! Se houver a dedicação de todos envolvidos certamente isso ocorrerá. Todas essas etapas citadas foram usadas e aprovadas em diversos projetos e em todos foram bem sucedidos. Com o tempo os resultados de uma boa implantação vão aparecendo e a empresa começa a colher os frutos do investimento bem feito.

Em todos meus projetos faço questão de usar etapa por etapa e posso garantir que resultado é certo. Compartilhe suas dicas também! 🙂

Renan Silveira Galindo

Mais artigos deste autor »

14 anos de experiência em T.I. especialista sistemas ERP e softwares de gestão, forte atuação em projetos de alta e média complexidade atuando em consultorias e empresas de médio e grande porte, com certificação em projetos ágeis e foco em novas tecnologias tenho buscado o aperfeiçoamento nas melhores práticas de gestão do mercado e o entendimento da tecnologia para o futuro e seus desafios.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!