Quero me tornar um ITIL Expert – Por onde eu começo?

Olá, Caro leitor!

Venho me aventurando pelas provas intermediárias do ITIL em busca da certificação expert e gostaria de compartilhar um pouco desta experiência com você.

Até o momento obtive 3 certificações da trilha “lifecycle”: RCV, OSA e PPO.

Antes de falar sobre isso, irei explicar um pouco a respeito da qualificação ITIL.

itil-cycle

Certificação Foundation

Não tem pré-requisitos (ex.: cursos preparatórios) para ser realizada. Ela certifica a pessoa nos conceitos gerais da biblioteca, sem um grande aprofundamento nos assuntos. A aprovação neste exame dá 2 pontos no esquema de qualificação. Além disso, a certificação foundation é pré-requisito para a realização dos exames intermediários. A prova contém 40 questões de múltipla escolha, tendo que ter 65% de aprovação (28 de 40).

Certificações Intermediárias e Expert

Os exames intermediários se aprofundam mais na implementação e em cada processo. Aqui, você terá condições de analisar um cenário e propor soluções baseadas nas melhores práticas.

Como mostra a figura acima, existem 2 trilhas. A trilha “Lifecycle” tem um foco mais na implementação dos processos dentro do ciclo de vida. A trilha “Capability” tem foco mais na execução dos processos. Eu escolhi a trilha “Capability” na minha formação. Eu preferi me focar mais no aprendizado sobre os processos do que a implementação. Ao completar as trilhas, você obtém mais 15 pontos na trilha lifecycle e 16 na Capability. Independente da trilha escolhida, após completa-la, é preciso fazer a certificação MALC (Managing Across Lifecycle) para obter a certificação Expert. É necessário na soma total (foundation + intermediário + MALC) o mínimo de 23 pontos para se tornar um expert. Uma observação é que não precisa completar as trilhas. É possível fazer cursos das 2 trilhas.

A prova é formada por cenários. São apenas 8 questões e é necessário somar 28 pontos de 40 possíveis. Para cada cenário existem 4 respostas possíveis, sendo que a questão certa soma 5 pontos, a quase certa 3 pontos, a quase errada 1 ponto e a distrativa 0 pontos.

Além da prova foundation, é pré-requisito realizar um curso oficial de um instituto credenciado da Axelos, detentora da marca ITIL. E é sobre estes cursos que desejo me aprofundar um pouco mais abaixo. Para cada prova, eu fiz um curso diferente e com forma diferente.

O custo da prova é de cerca de R$ 900,00. O exame é feito pela internet onde e quando puder fazer. Ele é supervisionado.

Certificação Master

É preciso comprovar conhecimento prático e saber justificar as técnicas aplicadas. Mais informações disponíveis em www.axelos.com/qualifications/itil-qualifications/itil-master.

Mais informações sobre o esquema de qualificação disponível em www.axelos.com/best-practice-solutions/itil.aspx.

Um pouco da minha experiência com as provas intermediárias

Os 3 cursos que fiz foram todos com abordagens diferentes. Abaixo eu listo as vantagens e desvantagens na minha opinião.

O curso (RCV) fiz através de um treinamento gravado em inglês. É a opção mais barata, cerca de R$ 500,00, mas é com maior risco de reprovação. O aprendizado é inferior aos demais métodos. Basicamente os slides contém um resumo do livro, e o “instrutor” lê os slides, e nada mais. Resultado: a primeira prova eu reprovei. Na segunda prova eu passei raspando.

O curso (OSA) foi gravado também, mas agora em português e com explicações. O único curso disponível em português, que tenho conhecimento, é o da TI Exames. É um curso de baixo custo e ótimo custo/benefício. Achei um curso muito bom por sinal, pois ele foca bem nos assuntos da prova e os comentários são muito pertinentes. Após o curso fui aprovado de primeira com 78% de acerto. Particularmente achei que iria me sair melhor, mas fui aprovado e é o que interessa 🙂

O curso (PPO) eu fiz através de um e-learning ao vivo. Achei o formato muito interessante. Apesar de ser EAD, foi muito interativo. A vantagem deste tipo de curso, é a interação em tempo real com outras pessoas, as explicações e o tira-dúvidas. Esta modalidade faz com que o curso seja mais reflexivo. Apesar de um pouco inseguro para fazer a prova, fui muito bem, alcançando 95% de aprovação. É a opção mais cara, porém, com maiores chances de aprovação na primeira tentativa.

Para ter sucesso nos exames intermediários, é preciso analisar as questões e solucioná-las com base no aprendizado dos cursos. Não pense na melhor solução com base no que você pensa, mas sim com base no ITIL. Ler novamente aquela apostila do curso foundation também é muito interessante.

Num outro post falaremos mais especificamente de como se preparar para o exame.

Espero que tenham gostado.

Um abraço!

Emerson Dorow

Mais artigos deste autor »

Experiência de 10 anos na área de TI. Coordenador de suporte de serviços de infraestrutura e cloud computing. Mantenedor do site http://www.governancadeti.com.

Certificado em ITILv3 Intermediate, Cobit v4.1 Foundation, HDI-SCM, Linux Professional Institute (LPI) Nível 1 e IBM Tivoli Monitoring Deployment V6.2 Professional. É graduado em Sistemas de Informação pela Uniasselvi Blumenau e pós-graduando em Governança de TI pelo Senac Florianópolis e MBA em gestão de TI pelo INPG.

Entusiasta de assuntos relacionados a gestão de serviços em TI, governança de TI, Gestão de Projetos, liderança, gestão de equipes e negócios.


7 Comentários

Luiz Santos
1

Olá Emerson, gostaria de parabenizá-lo pelo compartilhamento dessas informações através desse excelente post. como complemento a esta matéria, gostaria de saber se tem como você falar um pouco, sobre o retorno de todo esse investimento (Salário, oportunidades de emprego, reconhecimento e etc…).
Obrigado.

Guzman
2

Penso que a certificações ITIL estão esgotadas ,ou seja, hoje são commodities todo mundo têm e não representam nenhum diferencial, salvo experiência de implantação, é claro.
Com dollár em alta pior ainda, não se iludam colegas você ITIL não é diferencial… Pelo menos entre os Tubarões, porque entre os peixes pequenos qualquer coisa serve para não ser mais um.

Diego Giuseppe
3

Parabéns Emerson!
Putz são poucas questões… rsrsrsrs Na 1º Que livro você fala os 5 Livros são suficiente para passar nos exames intermediários?
Parabéns!! hehehehe \o/

Eliane
5

Primeiro, gostaria de parabenizar pelo Post.
Mês passado tirei minha Certificação em ITIL Foundation, quero me tornar certificada em ITIL EXPERT.
Se alguém tiver o material e quiser compartilhar comigo, fico muito grata!
Att.

Claudio
6

Olá!
Sou um total leigo sobre certificações e seus significados!
Gostaria de saber, se alguém puder me informar, para que cada certificação é voltada?(área, tipo infraestrutura,etc…).
E se para tirar a primeira certificação foundation, iria contribuir para me jogar no mercado ?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!