Técnica Pomodoro – Dica de estudo para passar no exame PMP (ou outras certificações!)

É comum, quando precisamos nos concentrar, sermos bombardeados pelas distrações ao nosso redor. Notificações do Facebook, Instagram, Twitter, ligações no celular, pessoas interrompendo, ou simplesmente pela quantidade imensa de pensamentos que nos invadem bem naquela hora (“Preciso estudar mas aquela grama parece tão interessante, vou lá olhar pra ela”).

Pensando nisso (ou não, já que está técnica foi criada em 1980), Francesco Cirillo desenvolveu a técnica pomodoro, que consiste em intervalos de 25 minutos chamados pomodoros. Este método é baseado na teoria que intervalos maiores podem aumentar a agilidade mental (com isso melhorando a memória e a realização das tarefas). Além disso ajuda a controlar a ansiedade!

tecnica-pomodoro-produtividade-tempo

Diz a lenda que Francesco Cirillo não conseguia se concentrar, então usou um timer de cozinha em forma de tomate pra controlar o tempo de estudo. Foi daí que veio o termo pomodoro #momentocultural

Mas e aí, como funciona a técnica?

  1. Escolha um projeto, tarefa ou atividade que precisa terminar e que precisa de foco. Se forem várias tarefas, ordene de acordo com a prioridade que quiser
  2. Encontre um timer. Existem diversos Apps compatíveis com Android ou iOS. Se você não tem celular (duvido) pegue um cronômetro ou um timer de cozinha mesmo
  3. Inicie o timer e se dedique totalmente ao trabalho pelos próximos 25 minutos
  4. Após 25 minutos, faça uma pausa de 3 a 5 minutos. Após isso, inicie um novo pomodoro
  5. Após 4 pomodoros, faça um intervalo de 15 a 30 minutos e recomece

Dicas:

  • Um pomodoro possui 25 minutos e não pode ser quebrado. Se você for interrompido ou tiver que parar, você “perde” o pomodoro e terá que recomeçar o ciclo dos 4 pomodoros do início!
  • Prepare todo o ambiente antes de iniciar seu pomodoro. Pegue sua água, suas bolachinhas, seu material de estudo, feche a porta e comece. Em algumas empresas onde este método é conhecido, costumam colocar na porta um aviso “Estou em pomodoro”, desta forma ninguém irá interrompê-lo.
  • Quando iniciar o pomodoro, desligue tudo o que possa lhe interromper, como celular, facebook, sites, e-mails.
  • Use o intervalo entre os pomodoros para fazer o que quiser: ir ao banheiro, ver e-mail, telefonar, etc.

Durante o pomodoro, você estará focado em sua atividade e ficará tranquilo que, ao fim dos 25 minutos, terá um intervalo pra ver todas as notificações. Ou seja, isso acaba diminuindo sua ansiedade em consultar sempre seu celular e outras coisas que atrapalham sua produtividade. Mas isso funciona mesmo? Não sou nenhum cientista pra comprovar isso, mas foi muito útil aos meus estudos. Não conseguia me concentrar durante os longos capítulos que tinha que estudar para a certificação PMP por conta das constantes interrupções. Usar a técnica ajudou muito!

Técnica Pomorodo e o Exame PMP

Minha preparação durou cerca de 1 mês. Durante os estudos, as atividades foram principalmente:

  • Ler o capítulo do PMBOK e o capítulo referente a ele no livro da Rita Mulcahy
  • Assistir a aula na TI Exames
  • Realizar os simulados do capítulo no livro da Rita e do site TI Exames.

Como os capítulos são longos, utilizei os pomodoros para a leitura dos mesmos. Quando o pomodoro terminava, eu encerrava o parágrafo e então fazia a pausa. Até mesmo durante os exercícios usei a técnica. Já nos simulados que imitavam o tempo de 4 horas do exame, montei 4 pomodoros de 40 minutos, com intervalos de 10 minutos.  Com isso, no final, sobrou um pomodoro de 40 minutos para revisão das questões. Durante o exame real, fiz o mesmo além de outras dicas. Terminei a prova faltando 20 minutos, já com a revisão feita e passei na primeira tentativa.

Faça o teste e comente se a técnica foi útil pra você ou não!

Alexandre Luis Vignado

Mais artigos deste autor »

Sou Agilista na Telefônica (VIVO) e Professor de MBA na FIAP

Tenho mais de 15 anos de experiência em Gestão de Projetos Ágeis e Tradicionais e posso ajudar você a conquistar sua certificação!

https://www.sympla.com.br/produtor/alevignado


4 Comentários

Daneiel Tadeu
2

Eu uso a técnica dos Pomodoros no meu dia a dia,
O aplicativo do KanbanFlow tem implementado a funcionalidade do Pomodoro e pode se vincular uma tarefa a ele.

Leandro Israel
3

Muto bom Alexandre!
Na época em que eu fazia o meu TCC tive problemas para escrever, pesquisar, o tempo não rendia. Ficou mais difícil quando eu tiver que reescrever boa parte do TCC, por necessidade de mudança de foco do tema.
Realmente quando comecei a usar a técnica Pomodoro tudo melhorou, consegui maior controle na programação para estudo, inclusive usando bem o tempo na madrugada. Desta forma até mesmo os momentos de laser foram melhores aproveitados, e controlados.
Recomendo! Tirei 10 no meu TCC.

Alexandre Luis Vignado
4

Obrigado pelo Comentário Leandro!
Organizar as atividades, mesmo que de lazer, certamente as tornará mais produtivas. Saber que você tem um horário reservado pra atividades corriqueiras como ver facebook, acessar email e atividades de lazer ajudará a focar na produtividade, já que você já sabe quando terá o momento disponivel pra fazer as outras coisas.
Parabéns pelo TCC!
Abraços!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!