Coaching: o que é e como você, profissional de TI, pode se beneficiar desse método?

Você provavelmente já ouviu falar no termo coaching, mas talvez não saiba muito bem o que ele significa, tão pouco ao que se destina. Isso não é incomum, porque trata-se de uma ideia que se tornou mais conhecida muito recentemente, ainda sendo pouco comentada e até mesmo aceita pelo grande público.

Vale a pena então esclarecermos primeiramente do que esse método se trata, certo? Coaching nada mais é do que receber ajuda de um profissional (o coach, ou “treinador”) para desenvolver o seu potencial ao máximo, seja ele qual for.

A palavra tem origem anglicana e era usada quando a prática começou para apontar aqueles professores que ajudam os seus melhores alunos a se saírem bem em competições extras ou em provas mais do que especiais. Nesse processo os mestres davam aos seus seguidores aulas individualizadas, sendo que em cada uma delas as fraquezas que os estudantes exibiam eram exaustivamente corregidas, enquanto as capacidades eram enaltecidas e perpetuamente estimuladas.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Coaching é diferente de treinamento?

É sim, e muito. Para começar há uma grande distinção entre treinamento e coaching e ela está no fato de que o segundo é personalizado, ou seja, o coach auxilia de maneira individualizada o seu coachee (“aluno”) a ter conquistas maiores e melhores em áreas específicas de sua vida, sejam elas quais forem.

Como um treinamento normalmente é coletivo, ou seja, dado para várias pessoas é difícil que aspectos muito íntimos como medos, inseguranças, incertezas e dúvidas de modo geral venham à tona. No coaching o foco não está no conhecimento oferecido, mas no indivíduo, que nesse caso é o coachee.

Assim sendo, o foco do coach não é passar informações de expertise para o seu coachee, porque na verdade esse tipo de serviço se adequa mais a ideia de mentoring. Aqui a proposta está no coach mostrar ao seu coachee de que forma alcançar as mudanças que ele precisa efetivar em seu cotidiano para conseguir alcançar os resultados com os quais sonha.

Em suma, o coach é aquele que te ajuda durante o coaching a “chegar lá”, ou seja, realizar aqueles desejos que você vem alimentando continuamente dentro de si, mas tem enorme dificuldade de transformar em realidade. É como um técnico de futebol: ele pode não ter sido o melhor jogador, mas tem em mãos as ferramentas corretas para fazer com que seu atleta atinja patamares que até se sobrepõem aquilo que ele inicialmente imaginou.

Assim, através do coaching, cada vez mais gente vem encontrando o êxito que sempre buscou em diversas áreas da vida, seja ela de âmbito amoroso, familiar, financeiro, pessoal, profissional, entre outros. E você, profissional de TI, o que pode ganhar com o coaching?

Coaching para profissionais de TI

O mercado de tecnologia da informação só cresce em todo mundo e o nosso país não está de fora dessa explosão. Não faltam vagas para um mercado carente de profissionais qualificados, especialmente daqueles que anseiem por posições estratégicas ou gerenciais. Com isso, a desenvoltura para se adaptar continuamente às transformações da carreira se faz mais do que necessária, assim como a facilidade para se autodesenvolver, escassa na maioria daqueles que buscam se colocar no certame.

Mais: quando o profissional de TI deseja se colocar no meio estratégico/gerencial de seu ramo normalmente encontra enormes obstáculos, já que as habilidades pedidas para esse tipo de ocupação são muito diferentes das pedidas no meio em que escolheram trabalhar. Trata-se, portanto, de um perfil de complexa construção, pois se torna primordial o desenvolvimento de competências que são, de modo geral, diametralmente opostas.

Nesse sentido o coaching auxilia o profissional de TI não apenas na melhora da sua performance profissional e no seu desenvolvimento organizacional, mas ajuda também no planejamento de sua carreira em passos curtos, médios ou longos, dependendo de cada objetivo que seja traçado ao longo das sessões. Outro ponto a favor da iniciação de um processo de coaching é que o coach também pode auxiliar o seu coachee a se reinventar, capacidade fundamental em uma crise como a que estamos vivendo, na qual até setores efervescentes da economia vem sofrendo fortes e sistemáticas baixas.

Vale lembrar também que, assim como qualquer outro ser humano, o profissional de TI tem sonhos e desejos que vão além de seu trabalho. O coaching ajudará, então, não só nas questões que se relacionam a carreira desse indivíduo, mas também àquelas que o afligem na sua vida pessoal e nas quais ele deseja desenvolvimento e apoio, tanto para crescimento, quanto para aprimoramento!

Portanto, em suma, o coach ajuda o coachee especializado em TI na conquista da sua excelência enquanto indivíduo e obviamente como profissional, auxiliando inclusive na compreensão e identificação das metas, valores e missão da empresa na qual ele trabalha, fatores de básico enlace para que haja real crescimento na carreira.

A proposta em que enquanto orientado no coaching o profissional de TI enfim consiga desabrochar por completo e em seu esplendor, alcançando objetivos e metas que o permitam passar do momento real (vivido agora, nesse momento) para o momento ideal, que é aquele no qual se anseia estar.

Esse coaching para profissionais em TI é voltado para diretores, gerentes, líderes, analistas e técnicos, ou seja, vale para qualquer momento da carreira em que se esteja. Os principais focos de desenvolvimento de trabalho estão no alinhamento das metas profissionais com as pessoais do indivíduo, o aumento elevado da confiança em si mesmo, o desenvolvimento de habilidades e competências, a melhora da criatividade e produtividade e a possibilidade de enfim se autogerenciar, tudo isso culminando em uma melhora inconteste e notável da sua qualidade de vida!

Saúde e Paz.

Luiz Dias

Mais artigos deste autor »

Luiz Dias é Coach especialista na área de TI, empreendedor CEO da Allanis Networks, Coautor do Livro QUALIDADES DE UM GRANDE LÍDER, e vive sua paixão. Criou o Programa IT Leadership, onde capacita profissionais de TI a terem sucesso pessoal e profissional. É palestrante, especializado em liderança, mudança de comportamento e empreendedorismo e produtividade.


4 Comentários

Luiz Dias
2

Olá meu amigo Sérgio eu sou CEO da Allanis Networks, Coach e Leader Coach focado no público da nossa área de TI. É muito bacana apoiar os profissionais da nossa área e ver eles se desenvolverem como profissional e como pessoa.
Muito obrigado pelo seu comentário e continua nos seguindo. PAZ, SAÚDE e SUCESSO.

Ricardo
3

Qualidade de post Luiz parabéns.
Eu tenho um amigo que é Gestor em TI e atualmente está qualificado (certificado) para ser Choach profissional, estive este dias em conversa com ele para podermos começar o meu processo. Ainda estou em análise com isso pois é algo que é complicado, mas realmente acho que vale a pena investir. Então vale lembrar que o serviço de um Coach é financeiramente rentável se você realmente se dedicar e é o que pretendo agora.
E acho que quem reconhece suas dificuldades profissionais e pessoais deve procurar um Coach.

Luiz Dias
4

Olá Ricardo,
Muito legal. Hoje em dia é um investimento você ter um coach ele vai te apoiar rumo sua meta. Vai te levar do ponto A ao ponto B. Se seu objetivo é carreira o legal seria ele fazer uma avaliação de perfil comportamental para ver seus pontos fortes e pontos fracos e trabalha para fortalecer suas fraquezas para que os dois ponto fique fortalecidos.
Qualquer coisa estou à disposição.
PAZ, SAÚDE E SUCESSO.
Luiz Dias

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!