Ferramenta de comunicação para sua equipe – Slack!

A maior parte das falhas que acontecem nos projetos de TI se devem a um fator único: comunicação. Seja por que o cliente não soube expressar os seus desejos, ou pela equipe de negócios que não soube transferir o pedido a equipe de desenvolvimento ou o gerente de projeto que não soube expressar os desejos do cliente a sua equipe. 

Lembra de quando éramos crianças e fazíamos a brincadeira do telefone sem fio? A professora passava uma frase para o primeiro da fila e fazia cada um passar adiante a frase no ouvido do colega até chegar no último que dizia em voz alta o que chegou. Se fizermos uma analogia, é praticamente isso que acontece no mundo dos negócios. A comunicação quando não é bem estabelecida deixa brechas a cada estágio que passa e chega distorcida até o último estágio.

É para evitar este tipo de problema, ou seja, melhorar a qualidade da comunicação entre os interessados de um projeto, que hoje apresento uma ferramenta gratuita muito interessante, o Slack. Em resumo, se trata de uma ferramenta gratuita de comunicação com suporte a: 

  • Troca de mensagens por canais;
  • Troca de mensagens entre membros da equipe;
  • Upload de arquivos, documentos, imagens, etc;
  • Feed de atividade dos membros;
  • Mencionar membros em posts, arquivos, comentários e mensagens;
  • Visualização de membros online;
  • Notificações;
  • Conversas privadas;
  • Integrações com serviços externos (Drive, Spotify, Github, Trello…)

Para entender um pouco da ferramenta e porque ela virou um sucesso nas empresas, vamos voltar um pouco no tempo. O Slack é uma empresa fundada há 6 anos e nasceu como uma produtora de video games. Como o sucesso na área não veio, a empresa resolveu mudar de rumo e reunir todos os seus esforços no lançamento de um único produto: o Slack. O lançamento oficial aconteceu o ano passado e desde então a empresa vem vivendo um momento incrível. O sucesso foi tão grande que o CEO da empresa, Stewart Butterfield, divulgou alguns números alcançados depois de um ano:

  • 500 mil usuário ativos por dia;
  • 60 mil times ativos;
  • 135 mil usuários pagantes;
  • 800 mil integrações configuradas;
  • Mais de 1,7 bilhão de mensagens enviadas.

Números impressionantes, não? Agora vamos entender porque esta ferramenta tem feito tanto sucesso. Para tal, vamos listar alguns dos motivos pelos quais o Slack é uma excelente ferramenta:

1 – Slack centraliza a comunicação

Na empresa onde eu trabalho nós costumávamos utilizar o Google Talk para comunicação e funcionava bem. O problema era que as conversas se perdiam facilmente e para conversas em grupo não era muito interessante. Quando queríamos compartilhar documentos, o mesmo problema. O Slack ao mesmo que nos permite conversas privadas, nos dá a opção de criar grupos. Independente se for uma conversa 1 a 1 ou com um grupo, há a opção de fazer upload de arquivos de áudio, imagem e vídeo e “salvar” mensagens importantes.

882899

2 – Integrações com serviços

No dia a dia nós costumamos trabalhar com muitas ferramentas diferentes. Alguns exemplos são: Dropbox, Google Drive, GitHub, entre outras. Para facilitar a nossa vida, o Slack possui integrações com vários destes serviços. Os arquivos do Drive, por exemplo, expandem automaticamente, os áudios e vídeos são incorporados em players automaticamente, gifs são reproduzidos sem esforços, links de imagens são renderizados e até códigos são formatados para facilitar a leitura. Com serviços de integração como o Zapier e o IFTTT, as possibilidades são ainda maiores.

3 – Interface

O Slack não faz feio quando o assunto é usabilidade. Na versão web tudo é muito simples e bonito. Os menus são fáceis de achar e de configurar e os recursos para se utilizar nas conversas ficam bem explícitos. Na dúvida você sempre pode recorrer ao slackbot, uma  inteligência artificial muito simpática que está em sua plena disposição.

4 – Aplicativos

O Slack, além de oferecer a versão web, também disponibiliza versões para Mac e Windows e para mobile: Android, iOS e Windows Phone. O time de desenvolvimento também está trabalhando em uma versão para Linux. Em todas elas tudo acontece de forma muito rápida e funcional. Nos mobiles a ferramenta faz bom uso das funcionalidades nativas, como comportilhamento e câmera. No desktop também funciona muito bem, com notificações úteis, alta performance e possibilidade de personalização. Eles também sempre contam com atualizações constantes e discretas.

5 – Diversão

Depois de usar a ferramenta por um tempo é difícil discordar: o Slack é uma ferramenta extremamente divertida. Seja pela integração com serviços ou pela possibilidade de usar gifs e memes, a realidade é que a verdadeira graça do Slack é que ele une as pessoas. A facilidade para encontrar alguém e de criar grupos torna as pessoas “acessíveis” umas às outras.

Diego Martins de Pinho

Mais artigos deste autor »

Bacharel em Ciência da Computação pela PUC SP e MBA em Gestão da Tecnologia da Informação pela FIAP. Me interesso muito não somente por tecnologia, mas também por inovação e empreendedorismo. Trabalho com programação desde 2013 e sou autor do livro ECMAScript 6 - Entre de cabeça no futuro do JavaScript.


4 Comentários

Victor Assis
1

Aqui usamos uma ferramenta do open fire, chama-se Spark, ou pandion em algumas versões, atende muito bem, é muito fácil de instalar e bem leve também, mas gostei dessa dica, vou dar uma olhada.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!