Sustentabilidade em TI, será que é possível?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Em nosso país um dos nichos de mercado que vem crescendo em ritmo acelerado é o de serviços em Tecnologia da Informação.

Todos pensam que só precisamos nos preocupar com economia, reciclagem, reutilização, poluição em indústrias de grande porte, pois elas é que possuem impacto ambiental resultante de seu processo de transformação de matéria prima. Porém há um equivoco neste pensamento, pois como relatado anteriormente, o mercado de serviços engloba uma grande fatia da força de trabalho de nosso país.

E falando em força de trabalho e falando em TI, notamos que temos diversas empresas que resumidamente não possuem processo de transformação de matéria prima. Portanto, não possuem rejeitos e poluentes. Concluímos então que não precisamos nos preocupar com sustentabilidade? Equivoco novamente.

Mesmo não tendo rejeitos e poluentes, nós no mundo dos serviços ocupamos mais espaço e geramos mais lixo do que somadas todas as indústrias ao nosso redor. Portanto precisamos sim nos preocupar por menor que possamos ser e que em nossa caminhada não sejamos agentes agressores do meio ambiente.

São simples as ações a serem tomadas para que em uma pequena empresa consigamos criar um ambiente sustentável. São elas:

  • Trocar os copinhos plásticos por xícara/copo personalizado;
  • Utilizar papéis recicláveis;
  • Reciclar o lixo dos escritórios;
  • Realizar plantio de árvores em sua cidade;
  • Realizar política social em sua comunidade.

Estas são apenas algumas ações simples para serem implantadas. Existem várias outras que podem ser desenvolvidas.

O que fica de mensagem é que basta termos uma atitude e poderemos colocar em prática todas as ações necessárias para proteger nosso meio ambiente. E esta atitude servirá como agente replicador de consciência ambiental.

Você que trabalha com TI, realiza alguma ação que ajude na manutenção do nosso meio ambiente?
Compartilhe conosco. Poste seu comentário.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

8 Comentários

Liz Gusmão
1

Oi Rodrigo! Gostei dessas suas dicas. Sou interessada nessa questão ambiental e nunca tinha visto ninguém falar da sustentabilidade em TI.
Aliás.. só uma vez, falando pra não deixar os computadores/notebooks ligados quando sair de perto (sair de casa ou do escritório) por conta do consumo de energia. Adicione essa aí na lista.. acho que li essa no blog da vivo.

Rodrigo
2

Bom dia Liz. Realmente tem muitas ações que podemos realizar e pode
parecer que o impacto é pequeno frente a grandes industrias. Porém se
replicarmos isso para todas as empresas de TI, teremos um impacto muito
maior que somadas as indústrias em nosso país.

Abraços e obrigado pelo comentário.

Guilherme Lopes
3

Quando se pensa em sustentabilidade é que os pequenos detalhes fazem a diferença. Em uma lista simples como a sua podemos tirar varias lições que nem nos passa pela cabeça, mas que faz uma grande diferença para o meio ambiente. Parabens

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">