Vou participar de um processo seletivo, e agora?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Percebemos que o mercado de trabalho está muito exigente. As empresas buscam pessoas qualificadas, com conhecimento técnico e principalmente competências comportamentais!
Seria, com certeza, altamente prejudicial para sua carreira darmos “dicas” de como se comportar e o que dizer, ou não, em determinadas perguntas!

Isto mesmo!
Estaríamos apenas prejudicando seu desempenho na sua busca pela oportunidade que tanto sonha!

A dica mais coerente é: “SEJA VOCÊ!”

Afinal, a empresa responsável pela contratação precisa lhe conhecer “de verdade” para que identifique a organização que mais combina com você.

Não adianta ter respostar prontas, tirar o piercing, a barba, ou até mesmo cortar o cabelo para “o processo seletivo” se você se sente bem “com eles”. O mesmo vale ao dizer que conhece uma linguagem de programação ou que sabe trabalhar com determinada área da TI, se não souber efetivamente trabalhar com ela… não faz sentido, não é?

Quando as empresas selecionam um profissional, além do perfil técnico necessário para o cargo, são levados em conta os aspectos comportamentais. As crenças e valores da organização, a cultura e outros aspectos são fundamentais para o sucesso na contratação.

Então,

  • Vista-se como se veste normalmente para ir trabalhar;
  • Fale de suas experiências e expectativas com sinceridade;
  • Tenha objetivos claros e definidos para sua carreira antes de decidir que quer sair da empresa atual;
  • Sempre que possível, busque informações sobre a empresa que está contratando;

Acredite, não vale a pena forçar uma situação no processo seletivo e não se adaptar depois da contratação.
Faça bem sua parte: apenas seja você!

Atenção: Isto não significa que não deva desenvolver suas habilidades ou mudar alguns comportamentos. Se você percebe que algumas atitudes o atrapalham no processo seletivo ou no trabalho, procure mudanças!

Mas esse assunto fica para outra oportunidade!

Conte conosco sempre que precisar!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Leila Beatriz Berns

Mais artigos deste autor »

Bacharel em Administração; Sócia-Administradora, Consultora e Palestrante da People. Instrutora da Treinare e CED Educacional com cursos voltados à Gestão de Pessoas. Membro da diretoria da ABRH – Blumenau.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">