Analista de Negócio, você conhece algum?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Ola pessoal!

Cá estou eu novamente trazendo uma curiosidade/indagação. Você conhece algum ou já ouviu falar sobre profissional Analista de Negócio?

Bom, estive Googlando na busca por uma especialização em TI voltada para o desenvolvimento de software, que é atualmente “a minha praia”. Como gosto da área de negócios, busquei pela frase: profissão negócios ti e BUM! Aproximadamente 225mil resultados pra eu me “divertir”.

Logo no primeiro resultado vi no título que existiam vagas para Analistas de Negócio. E pensei comigo: Analista de Negócio? O que exatamente faz um analista de negócio?

CTRL + T no meu firefox e lá fui eu Googlar acerca do assunto. Eu ja havia ouvido falar na “profissão”, porém, nunca me aprofundei no assunto.

Nem precisei pesquisar muito para encontrar grandes sites com grandes artigos falando sobre o assunto e como não quero reinventar a roda, vou apenas listar os links que li e depois apresentar meu ponto de vista:

Meu ponto de vista: Diante de grandes mudanças de mercado ocorridas nos últimos anos (grandes fusões, aquisições, aumento de demanda, complexidade de gestão, evoluções tecnológicas e etc) fizeram com que as empresas buscassem por um novo perfil de profissional para atender suas necessidades.

Este perfil deve: ser conhecedor da área de negócios, saber lidar com pessoas, ser atento as evoluções e mudanças de mercado, conhecer TI (conhecimento geral não havendo necessidade de ser expert).

As habilidades de um Analista de Negócio devem abranger:

  • Capacidade de liderança
  • Conhecimento do core business da empresa
  • Criatividade para lançar novas idéias
  • Capacidade de planejar, projetar e convencer
  • entre outras

Trocando em miúdos, o Analista de Negócio é um Analista de Sistemas “moderno” que, além de ser responsável por projetos de software, conhece muito bem o negócio da empresa , é responsável pela automação de processos e pelo o uso estratégico de informações.

Se alguém ai é Analista de Negócio e quiser complementar ou desmentir algo falado no artigo, por favor, comente!

Espero que seja útil.

Abraço

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

15 Comentários

Djeison
1

Como Analista de negócios tenho que confessar mais complicado ainda é na área comercial onde atuo, não é nada fácil, Vender, Implantar, treinar e dar manutenção nos sistemas. Na verdade tem que ser um pouco “NINJA”, para dar conta do recado. sem contar que costumo dizer que é bem mais fácil ser Analista de Negócios de uma Corporação, do que no meio comercial de campo. tipo tem que chuta o tiro de meta, corre pro meio do campo, matar no peito e chutar pro gol.
Sem contar que externamente você está cara a cara com o cliente, e não tem como usar a palavra “Não sei”. Sabe ou não sabe.
Abraço e bons negócios.

Christian
2

Muito bom Jackson. Eu estava prestes a fazer toda a análise que voce fez.. Você tocou em um ponto que particularmente me interessa que é “o conhecimento do core business da empresa”. Se quizermos ser bons analistas é imprescindivel conhecer bem o funcionamento e a atividade da organização.

Alexandre
3

Um dos mais antigos cursos que formam analistas de negócio fica em Campinas, na Puc. A primeira turma, a mais de oito anos, foram apenas funcionários do antigo Banespa. A necessidade de melhora dos sistemas de informação + funcionários que conhecem o core business criou o curso sequencial superior de formação específica em tecnologia da informação, que funciona até hoje.

Katia
4

Sou analista de negócios e nem todas as empresas estão preparadas para essa “nova” profissão. Todos nós sabemos dos grandes conflitos que existem entre as áreas de Negócios e TI. Linguagens diferentes, expectativas desalinhadas e objetivos distorcidos. Isso acontece entre as áres desde que o mundo é mundo! O analista de negócios faz o meio de campo! Explica a negócios as justificativas e necessidades de TI e vice versa. Concordo quando o Cristian diz que não precisa ser “expert” em TI, mas é fundamental estar antenado no mundo da Tecnologia e sempre olhar pra evolução da área e, além de conhecer bem o core da empresa, um plus, é conhecer o mercado externo em que a empresa atua, permitindo novas idéias e mais resultados (de preferência sempre positivos) à corporação. Quando relato que nem todas as empresas estão preparadas para essa nova profissão é porque é uma quebra de paradigmas, unir TI a Negócios, mas vale muito a pena quando os resultados são apresentados.

Katia
5

Há! Um outro site bem interessante sobre o assunto é:www.theiiba.org.br. Trata-se de um órgão regulamentador da profissão. Boa sorte a todos!

Elsino Silva
6

Comecei a fazer a mesma pesquisa que você fez no “Oráculo” e vim parar no seu post… rsrsrs…
Atualmente faça engenharia da computação (ênfase em SW) e me descobri com o perfil de um Generalista. Moro em São Bernardo do Campo (ABC Paulista) e gostaria de receber indicação de cursos para Analista de Negocio… além desse curso da PUC Campinas.

PS.

Gostei muito do post!

Bruno K.
7

Olá galera!
Esse assunto é bastante interessante. Estou cursando um disciplina optativa na faculdade (UFSCar) que se chama “Planejamento e Gerenciamento de Sistemas de Informação”, trata bastante desses assuntos e principalmente Governança em TI.

Tenho alguns artigos (com estudo de caso) muito interessantes, a quem se interessar por favor, entre em contato que vale à pena!

Abraços,

Lutieri Torres
10

Boa Tarde!

Como alguns amigos comentaram acima, esta carreira está promissora ainda, tem varias empresas que estão com “receio” de fazer essa adaptação, atualmente eu sou analista de negocio em um empresa que desenvolve software para gestão publica, e posso dizer que você tem que entender bem do negocio, e como disse um amigo acima, ou você sabe ou não sabe, porque você trata diretamente com o cliente final, sendo assim você não pode passar insegurança para o mesmo. Mas no meu ponto de vista é uma carreira muito interessante e ainda sim é promissora, temos muito futuro pela frente, mas vale a pena investir e correr atrás!

Forte abraço!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">