Apresentando o Ubuntu

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá pessoal…

Dando continuidade ao post sobre desenvolvimento web com software livre, hoje vou falar um pouco mais sobre o Ubuntu Linux.

O Ubuntu é um sistema operacional livre baseado na distribuição Debian, desenvolvido pela sua comunidade e patrocinado pela Canonical.

Utilizar o Ubuntu é simples, sua interface gráfica colabora bastante com a usabilidade e o uso de comandos via terminal vem sendo cada vez menos necessários. Inclusive, o Ubuntu já vem com uma série de aplicativos instalados, como o Firefox, o OpenOffice, o GIMP, o Pidgin, etc.

Caso você necessite um aplicativo adicional, pode-se usar o Synaptic. Este é o gerenciador de pacotes do Ubuntu e basta você pesquisar no repositório qual aplicativo você deseja instalar e “clicar em ok”. O Synaptic se encarregará de instalar todas as dependências para você.

Há usuários Linux que “desprezam” essas comodidades do Ubuntu. Particularmente gosto muito disso, mas não dispenso o uso do bom e velho Terminal. É fato que muitas vezes o Terminal resolve um problema em 1/3 do tempo que você resolveria utilizando a interface gráfica, mas um dos principais fundamentos da comunidade do Ubuntu é que este deve ser um sistema operacional que qualquer pessoa possa utilizar, sendo ela um usuário básico, intermediário ou avançado.

Espero que esse pequeno post (há muito mais para se falar sobre o Ubuntu) sirva de vitamina para a vontade dos internautas de usarem Linux. Não tenham medo de tentar…

Você pode baixar a ISO do Ubuntu, ou ainda solicitar um CD, tudo gratuitamente.

Até a próxima…

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Klaus Peter Laube

Mais artigos deste autor »

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ). Desenvolvedor Web de longa data, apaixonado por Python e defensor dos padrões Web. Escreve quando pode no http://www.klauslaube.com.br.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">