Participei de um processo seletivo e não fui selecionado!

É importante destacar que a análise feita nos processos seletivos é bastante variada. Abrangendo as características pessoais do candidato, sua maneira de agir em determinadas situações, a postura em relação aos demais participantes e ao entrevistador, qual a necessidade da empresa no momento, entre outras…

Dificilmente a decisão parte de um fato isolado.

Então, não vale a pena ficar “encucado” com aquela hora em que não foi o primeiro a falar, em que gaguejou, ou até mesmo não soube responder prontamente a um questionamento “simples”.

Fique atento: nem sempre estes processos buscam o “melhor” candidato. O objetivo é identificar o candidato que mais “combina” com a função e com a empresa contratante. Muitas vezes não é o candidato mais experiente ou mais capacitado tecnicamente.

Importante: cada um de nós tem características únicas e muitas qualidades! O resultado do processo está diretamente ligado à necessidade da empresa naquele momento, não apenas ao seu desempenho ou a “você” única e exclusivamente!

Confie em quem está responsável pelo processo, afinal, o objetivo de todo selecionador é fazer com que o candidato e a empresa fiquem satisfeitos com a contratação.

Algumas empresas não dão retorno do processo por falta de tempo, interesse, ou até mesmo porque nem todas as pessoas estão preparadas para “receber” o feedback.

E por incrível que pareça, acredite, em alguns casos não existe um “motivo” por você não ser a pessoa escolhida!

Então:

  • Esteja preparado para receber o feedback, mesmo que negativo!
  • Não faça muitos questionamentos, mas seja receptivo caso a empresa forneça mais informações sobre seu desempenho;
  • Desenvolva sua comunicação, inclusive a escrita!
  • Mantenha-se atualizado!
  • Participe, sempre que possível, de eventos voltados para sua área de atuação, cultivando uma boa rede de relacionamentos;
  • Desenvolva sua inteligência emocional!
  • Seja confiante!

Estas dicas podem ajudá-lo a se destacar perante os outros candidatos

Mas lembre-se: “Nada é por acaso”. Se você não foi selecionado agora, ainda terão boas oportunidades pela frente! Talvez melhores… esteja preparado!

Update: Indicação do livro TI Update pelo leitor Eric Savanda. Como ele mesmo comentou, um ótimo livro destinado a preparar o candidato a um emprego na área de TI.

Sucesso!

Leila Beatriz Berns

Mais artigos deste autor »

Bacharel em Administração; Sócia-Administradora, Consultora e Palestrante da People. Instrutora da Treinare e CED Educacional com cursos voltados à Gestão de Pessoas. Membro da diretoria da ABRH – Blumenau.


3 Comentários

Eric Savanda
1

Este é um problema frequente que não costuma ser abordado sob o aspecto da necessidade do entrevistado demonstrar com firmeza os conhecimentos necessários sobre a atuação da empresa, principalmente das grandes corporações.
Nesse sentido, gostaria de recomendar o único livro que existe no mercado destinado a preparar o candidato a um emprego na área de TI para um bom desempenho nas entrevistas através de um apanhado geral sobre o que atualmente é usado nas empresas.
O livro chama-se TI Update, da Editora Brasport e o autor é Amaury Bentes. Pode ser adquirido no próprio site da editora ou em qualquer livraria virtual como a Americanas.com ou a Submarino.
Espero ter ajudado
Eric

Jackson Caset
2

Ola Eric,
Com certeza ajudou. Toda colaboração é sempre bem vinda.
Esse livro até já esta exposto na área Aumente seu conhecimento. Leia! e agora dei uma reforçada no post tbm.
Agradeço a visita e espero que acompanhe sempre o PTI.
Grande Abraço.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!