Um pouco sobre as tecnologias móveis 3g, 4g…

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A tecnologia 3g esta por aí.

Pergunto: Você sabe o que realmente ela é e o que trará de vantagens para nossas vidas? E a próxima geração, como será? Quando chegará no Brasil? No próximo século?

Bom, começamos do início

A tecnologia 3G (que esta ainda sendo implantada no Brasil) nada mais é do que a terceira (3) (G) geração de padrões para tecnologias móveis.

Para entender melhor o que é a tecnologia 3g, precisamos saber quais foram as tecnologias anteriores a ela:

  • 1G: tecnologia com padrões analógicos surgida nos anos 80. Permitia somente transmissão de voz e tinha grandes problemas (interferências, mínima segurança e etc);
  • 2G: celulares digitais com tecnologia WAP. Permitiu o início dos famosos torpedos;
  • 2,5G: celular digital com tecnologia GPRS e EDGE. Mais rápida e mais barata (onde a grande maioria ainda está);
  • 3G: celular digital com conexão de 5 a 10 Megabits por segundo.

O que você ganha com isso?

Com a 3G as operadoras podem oferecer melhores velocidades na transmissão de dados, sendo assim, alguns serviços serão possíveis, como por exemplo: vídeo-chamadas (transmissão de voz e vídeo em tempo real), conexão em canais digitais de TV, download rápido de arquivos, jogos online, entre outros.

Claro que nem tudo é um mar de rosas. Quem optar por utilizar a 3G (no Brasil) ainda sofrerá com indisponibilidade da tecnologia em algumas regiões e pagará valores um tanto salgados em comparação com conexões fixas com a internet. Li aqui, aqui, aqui e aqui que tem muita gente insatisfeita com os serviços das operadoras aqui do Brasil.

E a próxima geração?

A próxima geração (4G) ja está em testes em alguns países e estes se preparam para lança-la comercialmente em 2010.

A 4G vai além das melhorias estabelecidas na 3G, sendo esta baseada totalmente em IP e possibilitando velocidades de acesso entre 100 Mbps em movimento e 5 Gbps em repouso.

Se levarmos em consideração que muitos países ja utilizavam a 3G desde 2003, o Brasil deve aderir a tecnologia 4G somente em 2015 e olhem lá! Infelizmente o atraso tecnologico no nosso país é muito grande e quando os países desenvolvidos ja estão cansados de utilizar uma tecnologia, nós estamos no auge da publicidade escancarada em todos os cantos desta mesma tecnologia.

Onde posso saber mais informações?

O site http://www.tecnologia3g.com.br mostra comparações entre as tecnologias 3G e 2,5G. Dê uma navegada por lá (depois que concertarem isso: Red Eye Crew! by Hades and m4V3RiCk) :(

Um abraço.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

6 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">