Carreira de TI: Onde investir em 2009?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Carreira de TI em 2009!Estive Googlando um pouco hoje atrás de informações sobre onde e como investir na minha carreira em 2009.

Como nós, profissionais de TI, precisamos estar atualizados o tempo todo, muitas vezes ficamos na dúvida de qual área investir, não é mesmo?

Para estes tipos de dúvidas existem pesquisas que nos apontam os rumos que podem ser tomados, e é sobre isso que vou comentar abaixo.

Segundo o IDC, a américa latina vai liderar no volume de gastos com TI neste ano de 2009. Confira abaixo as dez previsões do IDC para o mercado de TI:

  1. A crise econômica vai criar novas dinâmicas e desvalorizará as moedas locais. Com isso, pode haver uma onda de fusões e aquisições, com o reforço da presença das multinacionais na América Latina.
  2. Mercado vai migrar da “TI dinâmica” para a computação em nuvem. Os cortes de orçamentos vão impulsionar as empresas para tecnologias como virtualização e SaaS.
  3. Aumentará o uso de “tudo como serviço”. Aplicações como armazenamento, documentos eletrônicos e software especializado, além de capacidade de processamento, estarão na crista da onda.
  4. Comunicação online deflagrará corrida pela comunicação unificada. As operadoras de telecomunicações tomarão a frente da oferta de sistemas convergentes e vão disputar os parceiros de distribuição.
  5. Despesa com software se equilibrará entre licenças e manutenção. O IDC prevê que a receita com novas licenças aumentará em 9,3% e as renovações e manutenção de software crescerá em 12,2%.
  6. TI para administrar negócios em vez de gerenciar informação. Numa pesquisa com 200 executivos, a IDC vê maior interesse em sistemas de inteligência de mercado, consolidação de informações e novos serviços de informação. O mercado de software de análise avançada crescerá 34% em 2009.
  7. Operadoras venderão mais serviços convergentes e 3G. A demanda do consumidor por banda larga e a necessidade das operadoras em aumentar a receita média por assinante fará as operadoras competirem com ofertas de dual, triple ou quadruple play, e internet móvel.
  8. Tecnologias vão se integrar: Wi-Fi, WiMAX e 3G. Os diferentes padrões de internet móvel vão se complementar, ocupando nichos de mercados próprios, e vão conviver e coexistis simultameamente.
  9. Mercado cinza de PCs retoma força. A crise econômica e o aumento do preço em moeda local reforçarão a característica latino-americana de decisões de compras sensíveis a preço. O mercado cinza voltará a ser considerado como alternativa aos fabricantes tradicionais.
  10. Aplicações web 2.0 ganham força nas empresas. Cerca de 25 milhões de pessoas acessam a internet em suas empresas, e demandam cada vez mais wikis, blogs, RSS e tags, além de acesso às redes sociais. Estas aumentam a presença em telefones móveis, e começam a surgir como aplicações empresariais.

Bom, estão aí as dez previsões, basta agora, escolher em qual delas se especializar. Boa sorte!

Fonte: http://carreiradeti.com.br/

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

3 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">