Dicas para o dia-a-dia de um profissional de TI

Ola pessoal!

Já atuo na área de TI há mais de 7 anos e trabalhei com hardware, software e agora venho me aventurando também na área de gestão (que por incrível que pareça, pra mim esta sendo a mais complicada).

Sim, é pouco tempo de “carreira“, mas já vi, ouvi e presenciei muitas coisas durante meu dia-a-dia como profissional da área. Algumas coisas foram resolvidas rapidamente procurando por soluções na própria internet. Pensando nos milhares de profissionais de ti que temos em nosso mercado, reuni algumas dicas/indicações interessantes que podem lhe auxiliar no seu dia-a-dia.

1 – Língua estrangeira (mais especificamente o inglês): todos sabem que para atuar na área de tecnologia temos que conhecer no mínimo o inglês técnico que reina no nosso meio quase que como nossa própria língua. Para aprender um pouco mais de inglês não é necessário pagar cursos caríssimos divulgados por aí. Encontrei um blog chamado English Experts que trás dicas valiosas sobre a língua inglesa. Na minha opinião o melhor blog sobre o assunto e não é por acaso, pois o mesmo possui mais de 32 mil inscritos em seu RSS.

2 – Produtos/Serviços utilizadas no mundo: você já precisou saber qual o sistema operacional ou navegador de internet mais utilizado no mundo? Não? Bom, tenho certeza que um dia você terá interesse ou necessidade de saber disso. Para não ficar se batendo atrás destas informações na internet, você pode acessar o site Market Share da Net Applications. Neste site você encontrará estatísticas confiáveis sobre a utilização de sistemas operacionais, navegadores, buscadores de conteúdo, resoluções de tela e outros. Caso esteja procurando por um ranking de linguagens de programação, clique aqui.

3 – Produtividade: o blog efetividade.net deve ser parada obrigatória para quem procura dicas de produtividade pessoal, efetividade, lifehacking, GTD e truques para o dia-a-dia. Possui atualmente mais de 40 mil leitores diários, o que demonstra o bom trabalho executado pelo administrador Augusto Campos.

4 – Informações fresquinhas: temos que estar antenados o tempo todo pra nunca perder nenhum lance que acontece no mundo da TI. Para saber quase tudo que acontece nesse mundão diariamente, o site da revista INFO pode ser um lugar bastante interessante, apesar de não ser o único.

5 – Dicas de informática em geral: trabalhamos com TI, porém, não sabemos tudo, não é mesmo? Para dicas corriqueiras do nosso dia-a-dia em hardware e software nada melhor que o fórum do Baboo. Lá você encontra conteúdo interessante sobre informática básica, equipamentos, softwares, sistemas operacionais, segurança e etc.

6 – Nova ortografia: nosso PTBR mudou e temos que estar atentos para não cometer gafes daqui pra frente. Pra nos auxiliar já existem guias on-line que trazem as novas informações da nossa língua. Encontrei esse link que me ajudou a esclarecer as tais mudanças.

7 – Relaxamento: ao contrário do que os usuários pensam, todo profissional de ti precisa (deve) relaxar um pouco para que o estresse não lhe consuma por completo. Para isso, existem vários sites/blogs espalhados pela net com o propósito de simplesmente nos divertir, nem que seja por alguns instantes (no almoço, no café e etc). Alguns que dou uma olhadinha sempre que sobra um tempo são: Eu gosto de uma coisa errada, Site da Morróida, Sedentário e Hiperativo, Bobagento, Treta e outros tantos espalhados pela net.

Você conhece mais alguma dica que possa nos auxiliar no nosso dia-a-dia? Então nos ajude a melhorar este conteúdo, envie abaixo seu comentário.

Grande abraço.

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


14 Comentários

Jackson Caset
2

Opa Eduardo,
Agradeço muito o comentário. Vi seu blog, gostei bastante do design e dos artigos, realmente muito interessantes.
Espero que continue prestigiando os conteúdos do PTI.
Grande abraço

Fabricio Campelo Frontarolli
6

Thanks God I had the chance to begin my english studies since I was 15, for this, I can speak it fluently, and even I can apply what I know to learn either french and italian.
for those who doesn’t speak, I encourage you, besised begin essential in our profession, it’s useful because WITH ENGLISH YOU CAN COMMUNICATE WITH THE ENTIRE WORLD.

Rodrigo
7

Para o profissional de ti se divertir precisa é sair um pouco do computador e ir fazer alguma coisa social.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!