Economia de energia com o G.Night. Será?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Ola pessoal,

G.NightQuando eu conheci o projeto G.Night a primeira coisa que me venho a cabeça foi se realmente estaria economizando energia ao utilizá-lo. Na época não me interessei em pesquisar sobre o assunto para me certificar disto e cheguei a indicar o serviço em um post no começo deste ano. Porém, com um e-mail enviado pelo leitor Juan Lourenço em 22/01/2009 falando que utiliza o projeto e que acha uma ótima iniciativa, me despertei para o assunto novamente.

O G.Night não é um serviço da gigante Google e nasceu através do estudo de Mark Ontkush, consultor de TI verde, que em janeiro de 2007 propôs em seu blog que se usássemos uma versão do Google Search com tela preta estariamos a economizar uma boa quantidade de energia e consequentemente, estariamos a ajudar o planeta.

Depois disso, vários serviços de busca utilizando a tecnologia da Google foram criados pregando a utilização de telas predominantemente pretas para economizar energia. Vou abordar aqui somente sobre o G.Night e o Blackle que ficou muito conhecido no mundo todo.

Pois bem, fui atrás de informações sobre o assunto e encontrei fontes (que seguem mais ou menos as conclusões de Mark Ontkush) que dizem que para determinadas tecnologias o resultado é totalmente o contrário do que os serviços pregam.

O que eu quero dizer com isso? Quero dizer que, utilizar o G.Night pode não ser a forma mais racional para se economizar energia e ajudar o planeta. Podemos sim, estar ajudando o criador do serviço a ganhar alguns centavos de dólar sempre que clicamos em algum anúncio patrocinado apresentado na pesquisa personalizada da Google que é utilizada no projeto.

Bom, vamos a minha justificativa acerca do comentário acima.

Estudos da própria Google e de outros e outros apontam uma conclusão: monitores com tecnologia LCD (a mais utilizada atualmente no mundo) não apresentam significante economia de energia ao exibirem uma tela predominantemente preta e até mesmo podem aumentar o consumo de energia.

Para quem usa monitores com tecnologia CRT, os estudos apontam o contrário, logo, você que tem um monitor CRT (aqueles grandalhões e pesados) pode se sentir orgulhoso porque realmente existe uma economia de energia quando se utiliza uma tela predominantemente preta nesta tecnologia. Por outro lado, quem possui LCD e utiliza os serviços com tela predominantemente preta, podem estar ajudando a piorar o planeta.

Claro que, não posso somente criticar os serviços por estarem utilizando um assunto em alta para se promoverem. É no mínimo louvável as iniciativas dos criadores. Vejo também alguns pontos relevantes nisso tudo, tais como:

  • Ao utilizar serviços deste tipo, nos lembraremos sempre que economizar é preciso;
  • Em ambos os sites, são apresentadas dicas para economia de energia (G.Night e Blackle), que, na minha opinião, deveriam ficar em maior evidência por trazerem melhores resultados do que a simples tela preta. (Qualquer semelhança entre as páginas de dicas é mera coincidência..hehehe);
  • Ambos incentivam e nos conscientizam de que economizar energia é preciso e que ainda podemos ajudar o planeta se cada um fizer um pouco (não importando se os números não são significativos);
  • Quando as tecnologias Plasma e OLED (tecnologias que usam sistemas de exibição de imagem parecidos com a CRT) chegarem com força total aos monitores e os LCD começarem a sumir, os serviços já serão utilizados por muita gente preocupada em ajudar o planeta;
  • Em ambos temos uma leitura menos cansativa e isso é fato. Telas escuras cansam menos do que telas claras, logo, na minha opinião, é também é um ponto positivo dos projetos (apesar de (eu acho) não ajudar o planeta em nada).

OK, OK! Daqui a pouco estarão dizendo que não quero ajudar o planeta e que estou contra tudo e contra todos, não é mesmo?! Nada disso!!!

Tanto quero ver o planeta melhor que gostaria de convidar-lhe a desligar tudo que é elétrico na sua casa ou empresa durante uma hora (20:30 às 21:30) no dia 23 de março de 2009. Não entendeu nada? Então saiba mais conhecendo o projeto Earth Hour aqui. Faça sua parte. Apague as luzes por um futuro mais sustentável.

E você que acabou de ler este artigo, o que você faz (na área de TI) para ajudar o planeta? Segue um projeto de TI verde? Segue as dicas de energia do G.Night e Blackle? Ou tem outra visão sobre o que foi abordado?

Deixe seu comentário nos contando seu ponto de vista.

Um abraço!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

8 Comentários

Juan Lourenço
1

Agradeço o interesse pelo e-mail que enviei, bom, vários pontos levantados estão realmente corretos mas é interessante citar que as pesquisas mais recentes dão a seguinte informação: monitores LCD apresentam uma diferença de consumo da ordem de 0,02%, ou seja, estatisticamente insignificante e portanto não se pode afirmar que geram aumento de consumo (pode ocorrer em alguns modelos isolados mas é certamente necessário analisar o todo). No caso de CTR, LED backlight LCD, Plasma e OLED, como bem disse, há redução e é bem considerável.
.
As sugestões de destacar mais as dicas de economia e a Earth Hour são muito boas, vou passar pra eles pelo form de “Contato”.
.
Abraços!

Jackson CasetJackson Caset Autor do Post
2

Ola Juan,

Certemente não afirmei que todos os LCDs aumentam o consumo. Comentei que: “até mesmo podem aumentar o consumo de energia”, e isso se enquadra no que vc comentou que pode ser em modelos isolados.

Acho que vou criar uma área somente sobre TI Verde para que os leitores possam colaborar com dicas e etc…esse assunto é interessantíssimo para todos, o que me dizem?

Grande abraço!

João S Magalhães
4

Fiz a experiência com o G.Night durante dois meses. Não vi nenhum resultado positivo. A melhor forma de economizar energia é não deiixar nenhum eletro-eletrônico em stand by e tirar tudo da tomada, quando for dormir.

Adotei essa prática e obtive cerca de 30% de redução de gastos com energia elétrica.

Em tempo: post bem escrito e pertinente ao momento atual.

Abraços

Jackson CasetJackson Caset Autor do Post
5

@analistati, vou bolar algo sobre TI Verde aqui para o PTI. Sugestões???

@joão, realmente se vc utiliza monitor LCD não vai ter economia :(
Creio que possamos ajudar mesmo o planeta seguindo suas dicas, as que são fornecidas no site do G.Night e dicas de companhias elétricas.

Obrigado pelos comentários.

Gilberto Burgert
6

Dá pra falar de muita coisa. Por exemplo, descarte de micros e monitores. É um lixo contaminante que vai parar no meio do lixo normal.
Micros ecologicamente corretos, sem metais pesados. Tem uma norma européia valendo desde 2006 sobre isso, não?
Economia de energia em servidores – acho que isso não existe…
Aquele estranho hábito das mulheres em ligar o micro e sair pra fazer a faxina da casa, hahaha! Tá esse acho que não ia dar. Mas tem aparecido muito a questão do consumo de energia em idle, que é a maior parte do tempo de um micro ligado, e quanto isso custa por ano usando 8h por dia.

Em tempo, eu gostei do texto, queria mesmo saber sobre o GNight. TEnho LCD e sabia que não melhorava, mas uso o gnight para apoiar a “eco-iniciativa “.

Larissa
7

Ptz… desanimei =(.

Na escola assisti a um PTC (PROJETO TECNICO CIENTIFICO) sobre TI Verde, e um dos assustos principais foi a tal tela preta, focando no site Eco Planet e o Black Pixel (quadrado negro que fica na tela do computador) – alias já que toquei no assunto do black pixel, as informações sobre os V economizados são falsas?

Em todo caso, estava acabando um site, com todo o fundo preto.. e queria explicar o porque do fundo.. e ai, me deparo com esse texto… =(.. acho que vou criar um plano de fundo agora =(

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">