Pagarank 3. O que isso quer dizer?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Ola pessoal!

Comentei no post do segundo mês do Profissionais TI sobre termos ganho um presente da Google, e que esse presente foi algo considerado muito bom pelos mantenedores do blog. Este presente que comento é a “nota” que mede a importância de sites/blogs perante a internet. Apesar de já existirem muitas fontes falando sobre o assunto, vou tentar resumir ao máximo para poder responder a pergunta do título do post: Pagerank 3. O que isso quer dizer?

Como diz o nobre amigo Marco, vamos começar do início.

PageRank™ (PR) é um conjunto de algorítimos que tem como objetivo medir a importância/relevância de páginas indexadas na base de dados da Google. A nota aplicada vai de 0 a 10, onde 0 é uma página que ainda não possui grande relevância na web e 10 é aquela que é super, hiper, mega popular (nem a Google recebe PR10, pra você saber de antemão a complexidade do negócio). Mas como isso é feito?

O robô da Google, ao varrer a internet, interpreta, por exemplo, o link de uma página X para uma página Y como sendo um voto de X para Y. Além de avaliar a quantidade de votos (links) que uma determinada página recebe, o algoritimo da Google avalia a qualidade de cada link, ou seja, se sua página recebe um link de uma página considerada de qualidade, consequentemente, você também recebe maior relevância.

Página de qualidade é considerada aquela que contém conteúdo relevante para os usuários da internet, ou seja, é aquela que melhor combina nas buscas orgânicas da Google e que consequentemente possui um maior número de visitas.

Então é sair espalhando links pela internet procurando os que tenham PR mais alto, certo?

Errado. Como comentado a Google avalia a qualidade da página e não somente a quantidade de votos, logo, deve-se cuidar com as páginas que trocar links. Um exemplo claro que pode resultar em problemas é a troca de links com páginas de conteúdo pornográfico abusivo ou de pirataria, 2 áreas que a Google não apoia. Se seu site/blog não tiver nada a ver com as áreas então, a bomba pode ser maior do que se imagina.

Então vou fazer uma “panelinha” com meus amigos para troca de links, assim, todos aumentam o PR.

Cuidado com as panelinhas, mais conhecidas como Link Farm. Uma Link Farm é um método de black hat SEO que visa a manipulação do robô de buscas da Google afim de aumentar o PR das páginas que participam da mesma. Ao serem identificadas, as panelinhas podem receber punições.

Então, como posso aumentar meu PR?

O sucesso na internet vem com tempo e trabalho. Nada de manipulação. É assim que o PTI vem conquistando seu espaço e novos leitores a cada dia.

Para nós, a nota 3 que ganhamos na última atualização do Pagerank (31/12/2008) significa que o trabalho aplicado em 2 meses foi muito bom e que tivemos reconhecimento dos visitantes, parceiros e, claro, do robô da Google. Isso é consequencia da troca de links de forma natural e do conteúdo de qualidade, sem forçar a barra, e isso pra nós é gratificante.

Em consequencia ao PR3, aumentamos a quantidade e qualidade de visitas, o tempo médio de visitação e já temos reconhecimento por parte de mais de 30 leitores fiéis que assinam nosso RSS. Não é muito, claro, mas se conquistarmos isso a cada 2 meses, ficaremos muito felizes ao final de um ano.

Aderindo ao velho ditado, “De grão em grão a galinha enche o papo”, aí vamos nós.

Fontes de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/PageRank, http://www.mestreseo.com.br/blog, http://www.google.com.br/why_use.html

Grande abraço!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

7 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">