Ola pessoal!
Comentei no post do segundo mês do Profissionais TI sobre termos ganho um presente da Google, e que esse presente foi algo considerado muito bom pelos mantenedores do blog. Este presente que comento é a “nota” que mede a importância de sites/blogs perante a internet. Apesar de já existirem muitas fontes falando sobre o assunto, vou tentar resumir ao máximo para poder responder a pergunta do título do post: Pagerank 3. O que isso quer dizer?
Como diz o nobre amigo Marco, vamos começar do início.
PageRank™ (PR) é um conjunto de algorítimos que tem como objetivo medir a importância/relevância de páginas indexadas na base de dados da Google. A nota aplicada vai de 0 a 10, onde 0 é uma página que ainda não possui grande relevância na web e 10 é aquela que é super, hiper, mega popular (nem a Google recebe PR10, pra você saber de antemão a complexidade do negócio). Mas como isso é feito?
O robô da Google, ao varrer a internet, interpreta, por exemplo, o link de uma página X para uma página Y como sendo um voto de X para Y. Além de avaliar a quantidade de votos (links) que uma determinada página recebe, o algoritimo da Google avalia a qualidade de cada link, ou seja, se sua página recebe um link de uma página considerada de qualidade, consequentemente, você também recebe maior relevância.
Página de qualidade é considerada aquela que contém conteúdo relevante para os usuários da internet, ou seja, é aquela que melhor combina nas buscas orgânicas da Google e que consequentemente possui um maior número de visitas.
Então é sair espalhando links pela internet procurando os que tenham PR mais alto, certo?
Errado. Como comentado a Google avalia a qualidade da página e não somente a quantidade de votos, logo, deve-se cuidar com as páginas que trocar links. Um exemplo claro que pode resultar em problemas é a troca de links com páginas de conteúdo pornográfico abusivo ou de pirataria, 2 áreas que a Google não apoia. Se seu site/blog não tiver nada a ver com as áreas então, a bomba pode ser maior do que se imagina.
Então vou fazer uma “panelinha” com meus amigos para troca de links, assim, todos aumentam o PR.
Cuidado com as panelinhas, mais conhecidas como Link Farm. Uma Link Farm é um método de black hat SEO que visa a manipulação do robô de buscas da Google afim de aumentar o PR das páginas que participam da mesma. Ao serem identificadas, as panelinhas podem receber punições.
Então, como posso aumentar meu PR?
O sucesso na internet vem com tempo e trabalho. Nada de manipulação. É assim que o PTI vem conquistando seu espaço e novos leitores a cada dia.
Para nós, a nota 3 que ganhamos na última atualização do Pagerank (31/12/2008) significa que o trabalho aplicado em 2 meses foi muito bom e que tivemos reconhecimento dos visitantes, parceiros e, claro, do robô da Google. Isso é consequencia da troca de links de forma natural e do conteúdo de qualidade, sem forçar a barra, e isso pra nós é gratificante.
Em consequencia ao PR3, aumentamos a quantidade e qualidade de visitas, o tempo médio de visitação e já temos reconhecimento por parte de mais de 30 leitores fiéis que assinam nosso RSS. Não é muito, claro, mas se conquistarmos isso a cada 2 meses, ficaremos muito felizes ao final de um ano.
Aderindo ao velho ditado, “De grão em grão a galinha enche o papo”, aí vamos nós.
Fontes de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/PageRank, http://www.mestreseo.com.br/blog, http://www.google.com.br/why_use.html
Grande abraço!
7 Comentários
Sucesso para o PTI!!! Esse blog merece…
Valeu Klaus! Vamos em frente.
Muitas outras coisas ainda serão implementadas, ficará bem bacana!
Abraço
Parabéns Jackson!!!
Grande Emerson!
Parabéns para nós, equipe do PTI.
Abraço.
otimo post gostei bastante de ler, estou infrentando estas questão neste momento.