Cisco no mercado de servidores

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Para quem ainda não sabia a Cisco é a mais nova concorrente das gigantes de servidores IBM, HP e Dell. Agora é esperar pra ver se as mesmas não serão concorrentes da Cisco no mercado de redes também. Veja a notícia na íntegra abaixo:

A Cisco Systems, maior fabricante mundial de equipamentos de rede, anunciou recentemente que lançará uma nova linha de produtos na área de servidores. Com o anúncio, a empresa americana estreará no mercado de servidores já com grande penetração, em razão da forte presença que já tem nos departamentos de TI.

CiscoA oferta da Cisco será um servidor blade x86 com forte foco em virtualização, o que sugere um confronto com os fabricantes já estabelecidos no setor, como IBM, HP e Dell. Além disso, somado às recentes aquisições da empresa – a Cisco adquiriu a especialista em mensagens instantâneas Jabber.com em setembro e US$ 150 milhões em ações da fabricante de softwares de virtualização VMware –, o novo lançamento parece indicar que a estratégia será duradoura e que já vinha sendo planejada há tempos.

Os maiores parceiros da Cisco, isto é, fornecedores de armazenamento, software e hardware para computadores, têm agora um concorrente poderoso que pretende deixar de ser o “encanador da Internet” para se tornar um player completo.

No entanto, segundo uma análise do New York Times, o movimento da Cisco não parece tão promissor para os negócios da empresa. Sua margem de lucro bruto de 65% no mercado de redes é muito superior aos 25% comuns no mercado de servidores. Ainda assim, como mostra a análise, trata-se de um mercado de US$ 50 bilhões.

A reação esperada dos novos concorrentes, segundo analistas, é o abandono das antigas parcerias com a fabricante em torno de seus equipamentos de rede. Resta a dúvida, porém, se IBM, HP e Dell vão preferir estabelecer parcerias com outras empresas (como a Juniper, por exemplo) ou passar a fabricar e promover seus próprios produtos de conectividade.

Para a Cisco, existe ainda a possibilidade de aquisição da própria EMC, importante fabricante de equipamentos de storage e proprietária da VMware. Com isso, a empresa afirmaria ainda mais sua nova estratégia de mercado ao ganhar independência de outros fornecedores.

Fonte: Linux Magazine

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">