Debian Lenny: A nova versão do “poderoso chefão”

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!
Debian 5 - O sistema operacional universal

Debian 5 - O sistema operacional universal

Olá!

Se você não vive embaixo de uma pedra, deve ter ouvido a notícia do lançamento da nova versão do Debian (5.0, codinome “Lenny”) e o furor que está causando por ser uma das mais tradicionais (e estáveis) distribuições Linux e uma das distros que mais gerou derivações.

Bom, não estou aqui para repetir o que a grande rede vem falando sobre esse cara (ao fim do artigo você confere o link para análise completa)… até porque não sou nenhum especialista no assunto. Mas, venho aqui para salientar a expressão “uma mão lava a outra” que envolve o Software Livre.

O Debian é o “pai” de muita distro Linux espalhada por aí… temos o Ubuntu, Dreamlinux, Kurumin, Big Linux, Kalango, Dizinha, Linspire, Knoppix, etc. E esta atualização favorece todos os seus filhos… mas sem eles, muita coisa faltaria. No caso específico do Ubuntu, que tem uma das comunidades mais ativas, muita coisa é replicada para o Debian (alterações, correções, implementações), passando de “filho para pai”.

Coisas que com o Software Proprietário são improváveis de acontecer.

Palmas para a comunidade do Debian, para seus mantenedores. Palmas também para as derivações, suas comunidades e mantenedores.

Leia mais sobre o Debian 5.0 nesta análise feita pelo pessoal da Linux Magazine.

Até a próxima…

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Klaus Peter Laube

Mais artigos deste autor »

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ). Desenvolvedor Web de longa data, apaixonado por Python e defensor dos padrões Web. Escreve quando pode no http://www.klauslaube.com.br.


3 Comentários

Paminus
2

Como todo bom linux, existem ainda algumas coisas para serem ajustadas, mas na versão 5 do Debian, todas as comunidades sentirão necessidade um apertinho aqui, um ajuste ali, lubrifica acolar etc… mas a nova versão esta show de bola, e com certeza se vc num vive dfebaixo de uma pedra, já ouviu comentários sobre todos os Pós da versão… Sua versão estável realmente atende ao nome, tenho alguns sisteminhas que fiz onde o sistema não pode se confrontar com o kernel q ele travava o sistema, e esta versão 5, alem de não travar mais, me ajudou a descobrir um erro bem pequeno em meu sistema mas que me causava um grande problema!! Bem, a todos bom uso e comentem sobre coisas novas aqui… estarei em breve comentado tb! Abraços…

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">