Eu me rendo: JQuery 1.3.1 disponível para download

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

jquery-logoEu já falei aqui sobre a Mootools e tenho uma estima muito grande por esta framework. Mas, assim não dá! O pessoal que mantém a JQuery está com a corda toda e já disponibilizaram o download da versão 1.3.1.

Não há grandes diferenças em relação à versão 1.3 (saiba mais no blog do Walter Cruz) a não ser pela correção de bugs…

Mas… como não adianta dar “soco em ponta de faca”, tenho que admitir que sua documentação, tutoriais, comunidade e plugins de terceiros são muito mais atraentes por terem uma comunidade mais ativa que a Mootools. Então, como eu aprendí com o software-livre que “não adianta nadar contra a maré”, a JQuery a partir de hoje tem um novo usuário.

Ainda assim, prefiro a forma de escrita da Mootools :-), mas a riqueza da JQuery vem me enchendo os olhos já faz um tempo…

Até a próxima…

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Klaus Peter Laube

Mais artigos deste autor »

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ). Desenvolvedor Web de longa data, apaixonado por Python e defensor dos padrões Web. Escreve quando pode no http://www.klauslaube.com.br.


6 Comentários

Klaus Peter Laube
2

Exato… mas não podemos deixar que isso seja “fator supra-sumo”. Exemplo: Joomla! – tem uma comunidade imensa mas ainda assim há outros CMS (como o Drupal) que tornam esta tarefa mais “efetiva”… assim como no Linux, é bom termos a “escolha”, e em projetos “menores” você tem mais liberdade de colaboração…

Você utiliza o B2Evolution certo?! O que acha dele?

Walter Rodrigo de Sá Cruz
3

Quando eu criei meu site (que continha um blog apenas, com reflexões sobre o cristianismo, em 06 de maio 2004, eu sabia que um dia eu teria mais de um blog lá. O wordpress não era opção pra isso naquela época (e a parte do wp-mu, que não parece ser um projeto ‘oficial’, ainda não é), a versão 1.0 dele tinha saído em janeiro daquele ano e com certeza não era tudo o que ele é hoje. Procurando, na época, encontrei o b2evolution, que atendia as minhas necessidades da época e de certa forma já se preparava para minhas necessidades futuras. É o que uso até hoje ;)

Vamos lá ao que eu acho dele: o código dele é muito bem feito, todo orientado a objetos (PHP 4, porém), bem comentado e simples de enteder. A interface administrativa dele é visualmente ruim comparada com a do wordpress, mas eu me acostumei a ela. A API pra criação de plugins é interessante, orientada a objetos também, o que por um lado faz com que seja fácil criar código bonito, e por outro atravanca um pouco o caminho de quem começou a aprender PHP e já quer escrever algum plugin, o que no wordpress, devido a sua API, é mais simples. A comunidade é simpática, gente boa de troar idéias no IRC, temos poucos plugins, poucos skins, pouco tudo. Acho que é isso! (hehee, merece quase um post!)

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">