Passo-a-Passo: Gmail Offline

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Gmail Offline!Creio que não seja novidade que a Google lançou o suporte offline para o Gmail, não é mesmo? Mas você sabe o que isso significa exatamente? Sabe como habilitar seu Gmail Offline?

Como funciona

O processo é simples: o Gmail usa o Google Gears para armazenar as suas mensagens em seu HD e enquanto está online ele sincroniza as ações que são feitas com o que está no HD, caso venha a perder a conexão, ele automaticamente entra em modo offline e você já possui a base atualizada localmente.

O que quer dizer “entrar em modo offline”? Quer dizer que você poderá navegar em seu Gmail como se fosse um cliente de e-mail local, tipo o velho Outlook, Live Mail ou Thunderbird. Você pode ler e-mails, abrir anexos e até mesmo enviar e-mails offline. O Gmail armazena os e-mails “enviados” em uma caixa de saída e ao detectar conexão com a internet ele os envia e sincroniza tudo que foi feito durante a falta de conexão.

O melhor de tudo isso é que você não precisa instalar clientes chatos de e-mail e que geralmente trazem problemas (eu mesmo já perdi 2 vezes todos meus e-mails, uma vez no Outlook e outra no Thunderbird).

Habilitando o Gmail Offline

Como dizem, nem tudo que reluz é ouro. O Gmail Offline esta em fase de testes no Google Labs e foi liberado somente em inglês (pelo que pude constatar esta liberado para mais idiomas, inclusive para o PTBR).

Então como faço para utilizá-lo? Primeiramente se não sabe inglês, trate de aprender no mínimo o básico. Seu currículo agradece :)

Veja abaixo os passos para utilizar seu Gmail no modo Offline.

Passo 1: Alterando a língua padrão do Gmail (caso já exista uma aba chamada Offline nas configurações de seu Gmail não há necessidade de seguir este passo).
Abra seu Gmail, clique em Configurações e na aba Geral selecione o idioma English (US). Clique em Salvar Alterações no final da página e aguarde o recarregamento.

Passo 1: Mudar Idioma!

Passo 2: Habilitando o modo offline
Já com o Gmail em inglês, clique em Settings (Configurações) e na aba Labs e logo no primeiro item (Offline) clique em Enable (Habilitado) e logo depois clique em Save Changes e aguarde o carregamento novamente.

Passo 2: Habilitar modo offline!

Você já deve estar enxergando no canto superior direito do Gmail algo como:

Passo 2.1Passo 3: Instalando o Google Gears
Clique em Offline 0.1 e a seguinte tela será exibida:
Passo 3: Instalar Gears.

Clique em Install e a seguinte tela será exibida:

Passo 3.1: Instalando Gears!

Clique em Install Gears. Se você esta utilizando alguma distro Linux ou MAC veja abaixo do botão que o Gears esta disponível para outros SO’s e navegadores. Agora é entrar de acordo com os termos e baixar a instalação.

Passo 3.2: Aceitando termos e baixando a instalação.

Passo 3.3: Baixando a instalação!

Após baixar e passar pelo processo de instalação a tela abaixo será exibida onde você deve selecionar a opção para reiniciar todos os navegadores (Restart Browsers Now).

Passo 3.4: Finalizando a instalação!

Passo 4: Permitindo o armazenamento local
Após a instalação do Gears, ao abrir o Gmail, a seguinte tela será exibida:

Passo 4: Permitindo o armazenamento de arquivos local!

Selecione o checkbox “Este site é confiável. Permita que ele use o Gears” e clique em permitir.

Passo 5: Criando atalhos
Para facilitar sua vida, crie atalhos onde desejar conforme tela abaixo:

Passo 5: Criando atalhos para o Gmail Offline!

Passo 6: Aguardar a finalização e início da sincronização

Agora é relaxar porque o processo pode demorar um pouco, isso claro, se sua base de e-mail for muito grande. Tudo que existe em seu Gmail será sincronizado localmente, inclusive, anexos que podem ser lidos posteriormente sem conexão com a internet. A partir de agora você verá ícones (fáceis de entender) no lugar do Offline 0.1.

Passo 6: Finalizando instalação!

Passo 6.1: Sincronizando arquivos!

Algumas limitações ainda existentes:

  • Você não pode administrar seus contatos offline
  • Você não poderá adicionar anexos na criação de um e-mail enquanto estiver offline

Bom, seria isso. Você pode mudar as configurações do Gears acessando em seu navegador o menu Ferramentas -> Configurações do Gears.

O Gears é uma API aberta que pode ser utilizada inclusive para criação de outras aplicações web offline. Para saber mais, acesse: gears.google.com.

Falei alguma besteira, tem alguma dúvida ou gostaria de complementar o artigo? Deixe seu comentário.

Para um próximo prometo fazer um vídeo :)

Espero que seja útil. Até mais!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

19 Comentários

Cláudia
8

olá se eu instalar o gmail offline, as msg diretamente do site, serão apagadas quando transferidas ou terei acesso tanto ao comp q instalar quanto por qualquer outro lugar? obrigado!

Jackson CasetJackson Caset Autor do Post
9

@Cláudia

Vc terá acesso às mensagens normalmente. A única coisa é que no seu computador vc terá uma cópia dos emails no Gmail.

Abraço e obrigado pela participação!

Erika
10

Oi, Jackson
Tenho mai suma dúvida cruel. Meu espaço no Gmail está acabando e como trabalho com design de revistas, preciso dos emails para consulta nas próximas publicações, vulgo: não posso apagar.
O Gmail Offline funciona como o IMAP, só espelhando o online ou existe como transformar essas mensagens em arquivos separados? por exemplo no bom e velho eml.

Jackson CasetJackson Caset Autor do Post
11

@Erika

Realmente o Gmail Offline é apenas um espelhamento. Tbm estou na mesma situação (Gmail lotado), logo, fiz umas buscas por Gmail Backup e encontrei vários programas que dizem fazer este trabalho.

Ainda não posso lhe recomendar nenhum pq ainda não tive tempo de testar, mas fica a dica para procurar algum aplicativo para backup mesmo. Se testar algum, atualize com seus comment, por favor :-)

Obrigado por participar. Abraço!

Andre Oliveira
13

Você saberia me dizer como (ou se é possível) mudar a pasta que serão arquivadas as mensagens no offline gmail? Por exemplo, gostaria de armazenar em um drive externo, é possível?
*Já estou procurando isso a muito tempo e não encontro nada, por isso qualquer ajuda será bem vinda.

Jackson CasetJackson Caset Autor do Post
14

@Andre,

Infelizmente vou ficar lhe devendo essa. Mesmo não sabendo de imediato, se ficar sabendo, deixo aqui neste post.

Desculpe não poder ajudar. Talvez outro visitantes saiba e deixa por aqui tbm ;-)

Abraço

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">