Programando em Django no seu Sistema Operacional favorito

O nome veio do músico de jazz Django Reinhardt.
O nome veio do músico de jazz Django Reinhardt.

Olá pessoal!

O Django é uma framework web que está para o Python assim como o Ruby on Rails está para o Ruby. Rápida, prática, eficiente: possui ORM (Mapeamento Objeto-Relacional), sistemas de templates, url’s elegantes, interface administrativa automática, internacionalização, cache, construtores de formulários; e trabalha com o famoso esquema MVC (Model, View Controller).

Por ser uma framework difundida e portada no Google App Engine, sua documentação é forte e há vários tutoriais espalhados pela web. Então… abaixo segue uma lista das principais referências que me ajudaram a construir meu workspace Django:

INSTALAÇÃO NO LINUX

INSTALAÇÃO NO MAC OS

INSTALAÇÃO NO WINDOWS

Obviamente todos os links citados abordam sobre como instalar o Python também. Alguns inclusive explicam sobre a instalação do MySQL, mod_python e Apache. Vale lembrar que em ambiente de desenvolvimento o Django não necessita de um servidor web (como o Apache) pois possui um servidor embutido em sua framework. Para utilizar este recurso, na pasta do seu projeto Django execute o seguinte comando:

python manage.py runserver

Por padrão você poderá acessar o projeto pelo navegador através da porta 8000 (no caso http://localhost:8000).

Se você achou complicado todas as referências acima, acalme-se! Há na web um software chamado Bitnami DjangoStack que segue a mesma linha de programas como o LAMP, XAMPP, EasyPHP, etc:

Agora… se você quer portar seus projetos Django e/ou seus códigos Python para poder carregar em um Pen Drive, recomendo dar uma passadinha no Portable Python.

LINKS FUNDAMENTAIS

Em caso de dúvidas sobre ambientes de desenvolvimento Python/Django, o apêndice 6 do Aprendendo Django no Planeta Terra possui sugestões de bons editores/IDEs para uso.

Qualquer dúvida, correção ou acréscimo… não deixe de comentar.

Até a próxima…

Klaus Peter Laube

Mais artigos deste autor »

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ). Desenvolvedor Web de longa data, apaixonado por Python e defensor dos padrões Web. Escreve quando pode no http://www.klauslaube.com.br.


6 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!