Stoq: O potencial do open source (brasileiro) no mercado de softwares de gestão

Logotipo Stoq

Olá galera…

No começo deste ano decidimos iniciar em um “nicho” que foge um pouco da nossa área de conhecimento: softwares de gestão comercial.

admin

Administrativo

Com a idéia fixa de “não desenvolver nada do zero” e “contribuir para um software já maduro” passamos um certo tempo estudando algumas opções no mercado do open source, e constatamos o que já era óbvio: o Stoq se enquadra nas necessidades do nosso público alvo (pequenas/médias empresas).

Para quem não conhece, o Stoq é um software de gestão de código aberto criado pela Async. Atua na plataforma desktop (Linux), utilizando Python (linguagem de programação), GTK (como ambiente gráfico) e PostgreSQL (como banco de dados). Tem gente o considerando um ERP (hum… acho que “ainda não”), o que é certo é que ele possui módulos de vendas, estoque, CRM, contas a pagar e receber, movimentos de caixa, etc. E ainda possui “baterias inclusas” como impressão fiscal, ponto de venda, emissão de cheques, apuração de impostos, etc (é… talvez seja mesmo).

Ponto de Vendas

Ponto de Vendas

Por utilizar MVC é possível extender suas funcionalidades para outros ambientes, possui também uma framework sólida que possibilita a criação de plugins que facilitem a “conectividade” entre módulos.

INSTALANDO O STOQ

Por tratar-se de um software livre, você não paga nada e pode fazer o download aqui. O site oficial do Stoq oferece um mini tutorial fácil para instalação em Ubuntu e Fedora. Também pode-se baixar uma ISO para criação de um Live CD, ou até mesmo os fontes do programa (óbvio).

Para usuários Windows, há possibilidades (não recomendadas pela equipe da Async) de portar a aplicação para o SO. Sua base (Python, PostgreSQL, GTK) é multiplataforma, mas não há interesse da Async em desenvolver focando ambientes proprietários (gotcha!).

Edição de Produto

Edição de Produto

UTILIZANDO

Não utilizei a fundo o Stoq ainda, na verdade nem mesmo toquei no seu código fonte. Mas a primeira impressão que tive foi de um software simples (não confunda simples com fácil), prático de usar e com todas as funcionalidades que precisamos para dar o devido suporte aos nossos clientes.

Para ser sincero, estava esperando aqueles formulários com dezenas de campos (como vemos muito em softwares em Delphi aqui na região)… fiquei surpreso ao me deparar com uma interface simples, sem firulas e muito objetiva.

CONTRIBUINDO

Relatório de Pagamento

Relatório de Pagamento

Acho que antes de sair “prostituindo o mercado com softwares de padarias” poderíamos centralizar nossos esforços em “softwares chave” apenas, e torná-lo eficaz. Deixar com que soluções muito específicas tornem-se proprietárias (o que é naturalmente aceito). Mas… como o modelo de negócios do software livre não agrada muita gente, eu estou fazendo a minha parte e compartilhando a experiência. Tenho certeza que, assim como com o Joomla!, aprenderei muito com o Stoq e com a sua comunidade e contribuirei ao máximo para o (já) sucesso deste software.

Até a próxima…

Klaus Peter Laube

Mais artigos deste autor »

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ). Desenvolvedor Web de longa data, apaixonado por Python e defensor dos padrões Web. Escreve quando pode no http://www.klauslaube.com.br.


3 Comentários

Alexandre Canalle
1

Boa noite.
Andei pesquisando na internet e parece-me ser um software livre muito bacana para utilização em um pequeno negócio. Sei que talvez esse não seja o canal ou, já faça muito tempo desde a publicação desta matéria, mas gostaria de saber se por ventura a equipe de desenvolvimento já tenha desnvolvido uma versão com interface web, utilizando a mesma base de dados…
Penso no uso dessa versão não para venda no PDV, mas sim para vendedoras externas…

Ivandro Conradi
3

Faz bastante tempo que não se comenta por aqui. Pois bem, eu gostaria de adicionar a informação que recebi hoje depois de entrar em contato via chat no site do Stoq. A equipe de desenvolvimento me pediu para enviar um e-mail com as minhas duvidas e uma delas é justamente sobre a existência de uma interface web, GUI ou App para celular onde possa ser visualizada as quantidades em estoque. Ainda estou aguardando a resposta mas já fui informado que existe uma forma de visualizar estes dados. Deixo aqui o registro.
Abraços.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!