Já imaginou sua vida digital sem Google?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Google. Uma palavrinha simples que surgiu através da expressão googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, e que foi escolhida por Larry Page e Sergey Brin para demonstrar a imensidão da Web.

  • mais de 20 mil funcionários;
  • valor de mercado estimado em US$ 150 bilhões;
  • centenas de processos judiciais;
  • mais de 30 produtos diferentes;
  • e claro, a maior concentração de informações pessoais de usuários da internet.

Google Logos!Preciso falar algo a mais?

Hoje, esta pequena marca de letras coloridas está em toda parte e é praticamente impossível não vê-la no mínimo uma vez ao dia, ou quem sabe, uma vez a cada hora ou minuto.

Google Search, Gmail, Gtalk, Youtube, iGoogle, Reader, Picasa, Blogger, Orkut, Feedburner, Maps, Docs, Calendar, Analytics, Adsense, Adwords, News, Chrome, Books, Finance, Blogs, Groups, Sites, Code, Translate, Apps e outros mais… Ufa! – Conheça a lista gigante de serviços da Google!

Você, que utiliza algum dos serviços citados ou não, já percebeu como estamos cada vez mais dependentes deles em nosso dia-a-dia? Já percebeu como a Google, através dos seus serviços, sabe onde estamos, do que gostamos, o que buscamos, onde navegamos e muito mais?

Pois bem, não pense que sou anti-google ou que escrevi este post para implorar a todos que deixem de utilizar os serviços da empresa, até mesmo porque sou fanático por todos os serviços.

Escrevi o post por 2 motivos:

  • O primeiro é para buscar, junto aos leitores, opções de serviços web gratuitos que possam suprimir a falta de algum dos serviços da Google e/ou que possam ser utilizados em conjunto para se manter redundância das informações geradas no dia-a-dia (no caso de Gmail, Docs e outros).
  • E o segundo motivo é para divulgar a organização One day without Google – http://www.onedaywithoutgoogle.org/ que, ao contrário do que aparenta, não é contra a Google mas tem por objetivo fazer com que as pessoas reflitam sobre a dependência digital na qual vivemos atualmente pelos ótimos serviços oferecidos pela empresa. Acesse, leia (traduzindo no Google Translate…hehehe) e reflita.

Pelo primeiro motivo que comentei parece que estou prevendo a destruição da gigante Google em breve, não é mesmo? Na verdade, não vejo nem possibilidades a longo prazo, só fico é imaginando a quantidade de pessoas que, assim como eu, estariam literalmente na mer** se a Google sumisse do mapa hoje. As quedas e falhas de serviços deste ano já nos deram uma prévia dos grandes problemas que enfrentariamos (ou que já estamos enfrentando).

Agora lhes pergunto…
Será que o nome Google pode um dia sair de nossas vidas? Será que sem a gigante, a internet perderia a graça? Quais seriam as consequências no encerramento de serviços importantes, tal como o Gmail?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

9 Comentários

ODWGOOG
2

Parabens. Voçes ja tem idea sobre a dependencia dos serviços Google. Muito obrigado por suportar o projecto ODWGOOG, começa viver vidas reais juntamente com os seus queridos.

This text was not translated with Google Translate :)

Cristian Bornay
3

A vida sem google e normal, antigamente não existia esse site e as coisas eram tão faceis como hoje. Creio que não há necessidade do google na vida das pessoas.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">