Wolfram Alpha: novo buscador promete desbancar Google

Stephen Wolfram, físico e matemático inglês criador do software Mathematica e autor do livro “A New Kind of Science“, e sua equipe afirmam que em maio lançam a ferramenta que revolucionará o mercado de buscas e pode se tornar mais importante que o Google Search. Estamos falando da WolframAlpha.

Wolfram Alpha!

Mas como isso seria possível, uma vez que a Google domina o mercado de buscas em todo o mundo?

A resposta é e não é simples:

  • Simples pelo fato de que Stephen Wolfram propõe para sua ferramenta algo que estamos acostumados no nosso dia-a-dia: receber respostas plausíveis às nossas indagações. Ele está trabalhando no que ele chama de “máquina de conhecimento computacional” que será capaz de computar respostas a perguntas reais.
  • Não tão simples pelo fato de ser algo realmente complexo na área computacional. Seria algo como um humano respondendo às questões.

Segundo Stephen, a ferramenta irá computar as respostas para um grande conjunto de perguntas, “entendendo” a pergunta para então formular as respostas. Para isso, a ferramenta irá utilizar modelos pré-concebidos de campos do conhecimento, além de dados e algoritmos, a fim de representar o conhecimento do mundo real.

Ficam as perguntas: Será que a ferramenta nos responderá o que realmente queremos saber? Será que chegaria a tal ponto de desbancar a Google no mercado de buscas?

Bom, se for pelo nome da ferramenta (que acredito não ser lançada com esse nome), já pode desanimar muita gente. Ter que digitar ou lembrar de www.wolframalpha.com é dose 🙂

Que venha a WolframAlpha!!!

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


10 Comentários

Alexis Kauffmann
1

Quantos equívocos! A primeira pergunta da FAQ é: “O Wolfram Alpha é um buscador”? Resposta: Não.
O que há com vocês, jornalistas brasileiros??? Não fazem mais dever de casa???

Jackson Caset
2

Olá Alexis, Creio que não houve exatamente um equívoco, pois, esta é minha opinião e eu considero a ferramenta um buscador. Um buscador por retornar uma resposta (seja ela processada de qualquer forma) para o que eu busco .
Claro que o marketing deles é falar que não é um simples buscador para mostrar que estão num nível maior que o gigante Google, ou seja, com respostas mais “inteligentes” para o que perguntamos.
Obrigado por expor sua opinião tbm Alexis. Abraço!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!