A relação programador x web designer

Há algum tempo é visto que esse assunto é bem delicado para algumas pessoas, praticamente um tabu. Mas quando isso começou?

Antes de escrever uma suposição de como tudo isso começou, vamos analisar o porquê deste tema.

Designer x Programador!

É bem óbvio para algumas pessoas que trabalham tanto na área de TI como as que trabalham na área de design para web, que “todos” ou quase todos já passaram por algum conflito no trabalho em que uma das duas partes não se entendiam: o designer tem suas inspirações artísticas e o programador seus cálculos lógicos e é claro o conflito instala-se quando uma das partes “palpita” sobre o trabalho da outra, ai já se viu, é mexer em um verdadeiro vespeiro.

Designers detesta que “palpitem” ou dêem dicas de como fazer algo mais belo, a não ser que esta dica venha de outro artista.

Em contra partida o programador não aceita sugestões de alguém que não entenda um cálculo matemático mais complicado que uma regra de três, por separar o mundo entre programadores (inteligentes) e não programadores(burricos).

O que fica mais claro para mim é que não é nem de longe uma verdade, é que fica evidente que há diferenças enormes entre essas duas profissões. Uma vem da família das Ciências Humanas e a outra de Ciências Exatas, mas o que me fez dar mais atenção para esse assunto foi algo em que parei um dia e pensei: “mas como tudo isso começou?”. Voltamos então, na pergunta que foi feita logo no começo deste texto.

Quando pensei nisto me veio uma única palavra em mente: “INTERNET”. Sim ela mesmo! Ela foi a responsável pela aproximação destas duas área profissionais.

Mas seria a internet uma vilã? No meu ponto de vista… Literalmente NÃO! Ao contrário, ela foi responsável por algo quase que inédito no campo de trabalho, juntar duas áreas diferentes mas que se interligam trocando experiências, conhecimentos e informações.

Agora eu pergunto: Qual é a ideia principal da internet? Não é a conexão entre diferentes pessoas, culturas e países?

Pois é, ela cumpriu tão bem esta função que até indiretamente fez com que para que ela funcionasse precisasse de integração de diferentes conhecimentos e culturas, e em minha opinião isso é fantástico.

O fato de profissionais de TI e web designers entrarem em conflito é nada mais do que o fruto da relação humana em que a internet nos fez conviver. Agora não temos que medir quem conhece mais, quem tem o melhor gosto artístico, porque acredito que o tempo deixará claro o papel de cada profissional na estrutura de montagem de um projeto on-line.

Todos têm seu papel fundamental e essêncial.

Então um brinde a INTERNET: a mãe dos novos paradigmas das relações do século XXI.

Tirinha retirada de: www.brunoavila.com.br

Rafael Zanini Francucci

Mais artigos deste autor »

Um cara que descobriu e/ou ainda está descobrindo esse gigante universo do mundo de desenvolvimento.
Começou como programador de interface e passando gradativamente para desenvolvimento.
Com formação recente em .NET partilharei de experiências, dúvidas e descobertas novas nessa área, que como muitos sou novato.


2 Comentários

Marcelo Schmidt
1

Haha! É real a comparação e sim…nenhuma deles gosta de receber palipites! O importante é não brigar e como você mesmo disse, cada um fazendo seu papel!

Leandro Marôpo
2

Acho muito importante que ambos conheçam um mínimo necessário da área do parceiro de trabalho. Acho que todo designer deveria saber xHtml/Css e todo programador, pelo menos fireworks. Assim teríamos uma comunicação bem mais tranquila dentro de uma equipe.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!