Firefox “sem” abas. Você concorda?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Estive lendo hoje pela manhã na INFO que um grupo que participa do desenvolvimento de melhorias do firefox propõe mudar a forma de navegação de páginas reduzindo a utilização de abas. :(

“A argumentação do grupo é que as pessoas navegam com muitas abas abertas e, frequentemente, acabam se perdendo entre elas e deixando de ver informações importantes nos websites.

A proposta, então, é agrupar todas as janelas abertas numa barra lateral à esquerda do browser ou, ainda, organizá-las em forma de mosaico numa tela única.

Firefox sem abas!

Assim, o usuário vê um thumbnail de cada site numa única tela. O grupo argumenta ainda que a popularização dos monitores maiores (com 19′ ou mais) permite criar browsers com este design, sem fazer o usuário perder área de visualização dos sites que visita.”

E você, concorda com a argumentação do grupo? Acha que as abas realmente te atrapalham?

O que espero é que não detonem com a experiência de navegação como fez a MS quando lançou o IE7.

Até mais!

Referência: INFO

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

12 Comentários

Eder Gobbi
1

Sabe que não é má idéia! hehe
Mas eu sou um usuário que adora abas, por mim eu tinha aba até na TV. :P
Não concordo que percamos utilidades dos sites abertos em abas, acho mais cômodo apenas trocar de aba do que ficar procurando janela. Você levanta um pouco os olhos e os títulos das páginas estão todos ali, nas abas.

Por outro lado, estou há algum tempo usando esse tipo de “grid” de thumbs das páginas. Mas atualmente isso só nos mostra páginas mais acessadas (claro que dá pra personalizar). Essa funcionalidade está presente no Chrome e no Firefox (com Google Toolbar), nos IEs eu não tenho idéia.

Nuna fui muito fã de barras laterais em navegadores, na verdade nunca usei, mas esta com as páginas abertas pode ser uma boa. Logo inventam uma forma de mostrar isso em “árvore”. Você abre o “Profissionais TI”, dentro dele, tem um link pro Twitter do Eder, na barra lateral, vai mostrar em meu twitter como “filho” do “Profissionais TI”. Ajudaria na navegação. Melhor que “Voltar”. :D

Klaus Peter Laube
2

Concordo com o Eder… pode parecer loucura, mas é que somos tão apaixonados por abas (ixka, soou estranho isso) que quando alguém propõe algo novo nossa primeira atitude é rejeitar.
No Ubuntu eu usava o Gedit para programar e ele usa um esquema de abas quando temos mais de um arquivo aberto. Hoje estou testando o OpenSuse com o KDE e utilizo o Kate para programar… ele utiliza um esquema de “barra lateral de arquivos”, mais ou menos como esse proposto.
Foi forçado no começo, tão acostumado com as abas… mas olhando melhor agora… até que é uma idéia boa, já que a área útil da tela ficou bem maior. Como utilizo o esquema de “80 colunas”, em uma resolução como 1280×967 ficou bem legal de programar.

Maxwel Oliveira
3

Eu prefiro com abas….essa idéia de abas na TV eu já tinha pensado nisso uns 6 meses atras .rsrs já pensou com a Tv digital vc ficar em 3 ou 4 canais ao mesmo tempo …é o q eu faço hj na net

Bicows_BR
4

Também sou adepto do Firefox com ABAS (parece marca de absorvente, rsrsrs), mas a alternativa proposta é muito mais prática/intuitiva para os usuário.
Um dia desses, pesquisando sobre MySQL, acreditem, abri 12 abas no Firefox, tive que parar a pesquisa e abrir 6 abas em uma nova janela pq tava perdido, se esta opção já estivesse funfando, acredito que uma janela seria suficiente pra umas 25 abas/thumbnails.

Abraço a todos e que venha mais esta funcionalidade pro Firefox…
Se for pra otimizar e aumentar o números de adeptos do Firefox desbancando o IE (futuro Gazelle “http://research.microsoft.com/pubs/79655/gazelle.pdf”, Gazela rsrsrs) será muito bem aceito.

Gazela huahuahuahua

Jackson CasetJackson Caset Autor do Post
5

@eder

Sabe que essa ideia da navegação em árvore não é má. Fiquei imaginando aqui e achei bacana. Mas mesmo assim teria que existir uma barra lateral ou algo parecido com isso para comportar o menu.

@klaus

Que isso cara, apaixonado por abas é? Achei que gostasse de mulheres. hehehe

@Maxwel

Ainda não existe o esquema de abas em TVs? Eu achei que existia (pra ver o tanto que assisto TV) :(

@Bicows_BR

Bom, aqui já temos alguém que ficou perdido com tantas abas. Talvez a funcionalidade proposta fosse realmente uma boa. Nós, da área de TI, não podemos ser tao resistentes a mudanças, já que são lançadas tantas coisas todos os dias. Que venha a atualização :)

Gilmar
6

Para quem tem monitores de 17′, 19′, 22′, etc., é até boa idéia. Mas, nós temos que nos lembrar que existem muitos usuários/as que utilizam monitores de 15′ pol. (eu sou um deles), que não visualizam os Sites de forma adequada. Isso nos deixam tremendamente irritados. Os desenvolvedores deveriam levar isso em conta! E os leitores deste espaço, também!

Eder Gobbi
7

Monitor de 15″????

Fala verdade, você postou o comentário a 5 anos atrás e só agora o Jackson aceitou. hehe
Brincadeira Gilmar, mas se você der uma analisada de leve, sem se aprofundar demais, vais ver que o uso de internet com resoluções menores que 1024×768 é tão pequena, que ninguém mais dá bola.

Não é a tecnologia que tem que “parar” e esperar as pessoas se adequarem ou comprarem monitores maiores, somos nós que temos que nos virar.

Desenvolvo sites, e já faz 3 anos que ignoro resoluções baixas.

Ah, claro, também ignoro IE ;c)

Gilmar
8

Ô Eder, seguinte, se vc der uma \olhada por aí\, poderá constatar que a maioria \ainda\, usa os de 15\, e não os de 17\, 19\, etc. Vejo isso todos os dias em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, ou Rio de janeiro. Eu tenho de 15\, de 17\ e 19\; no de 15\ nem pensar em navegar.
Pessoas me perguntam porque não conseguem navegar \direito\ ou porque tal Site/blog fica \daquele jeito\, barras horizontais, imagens compactadas, textos encavalados, etc..
Digo exatamente isso que disse aqui: Dêem um jeito e se atualizem!
Um conhecido meu disse: \Ah tá, vou comprar monitores novos pra macacada do serviço aqui ficar jogando, baterem papo e visitarem sites pornôs? Nem pensar!\
E completou: \Vc que entende alguma coisa dessa \P\……arruma isso pra mim!\
Eu disse, sim, arrrrrrumo! Me passe \3000 dinheiros\ e resolvo já!

Veja Eder, repito, nem é tanto por mim, nem por voce, é claro, mas por muitos e muitos \terceiromundistas\ do planeta que não dispõem de \oportunidades\ de ter um melhor; entre tantas outras coisas, é óbvio!
Ah sim Eder, a tecnologia não \para\ mesmo!
Sim, não pára e não há humano que ofereça resistência.
Mas, te afirmo: Com certeza colidirá e feio com Forças Maiores que andam na contramão do egoconsumismo, que hora domina e subjuga toda Raça Humana\ a décadas, empurrando- a para o CTI.
Alerta: Tomemos Cuidado!
Obs. IE, nem no banco de reserva tá ficando!
Inté!

Gilmar
10

Pois então amigo Klaus, não é nada fácil resolver esta questão. Para alguns afortunados, talentosos, esperto, inteligentões e filhinhos de papai (poucos nuéh), tal problemática inexiste. Mas existe, e muito, para todos os outros setores da sociedade. Usar monitores de 17″ que não conhece dificuldade em executar navegadores sem Abas, é tão raro (ainda) quanto saborear um “Caviar”.
Fiz uma pesquisa rapidinha com alguns contato em SP, BH, ES.
E pasme: 80% ainda usam os de 15″! Até eu fiquei espantado! Acreditava ser uns 50% ou 57%, mas 80?, nem sonhar!
Claro que será bom obtermos um estudo e pesquisa mais apurado e amplo sobre o assunto.
Isso aí!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">