Google lança API de desenvolvimento 3D para a Web

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

codelabs_sm

Olá pessoal!

Já vou deixando bem claro que nunca fui muito a favor do uso massivo do Flash no desenvolvimento Web. Para casos especiais (jogos, streaming de vídeo, tarefas assíncronas específicas, etc) ele é “fenomenal”. Mas convenhamos que acessar um site que possua o menu de navegação em Flash é o “fim da rosca”! Pior ainda se ele é inteiramente feito em Flash!

Agora com essa história de Flex, Silverlight, etc. Estas tecnologias estão rumando para um destino similar ao dos “applets Java”? Como meu professor de Java diz: “a hora que uma aplicação desse tipo começar a dar pau, faça o sinal da cruz e boa sorte”. O problema é se você for ateu =)

Sempre defendí e sempre irei defender que é possível alcançar alguns destes objetivos com o uso de ferramentas e padrões abertos. Por isso, qualquer coisa que é lançada no mercado como um possível concorrente a este tipo de tecnologia me chama muito a atenção…

A Google há um tempo atrás já havia iniciado o projeto do Native Client, uma forma de comunicar-se assíncronamente e acessar recursos da máquina do internauta. Também temos o Google Gears, concorrente do Adobe Air, que permite certas aplicações web rodem offline.

Agora a Google lança O3D, uma API que permite o desenvolvimento de aplicações interativas em 3D rodando diretamente no navegador utilizando Javascript. Um novo paradigma para o desenvolvimento web estaria sendo criado?

Veja um exemplo do O3D

E agora?! Está certo que nem tudo que a Google toca vira ouro… mas as previsões que rolam por aí de que uma das linguagens mais importantes num futuro próximo será o Javascript já estão tornando-se realidade.

Eu acredito… e você?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Klaus Peter Laube

Mais artigos deste autor »

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ). Desenvolvedor Web de longa data, apaixonado por Python e defensor dos padrões Web. Escreve quando pode no http://www.klauslaube.com.br.


2 Comentários

Bruno de Almeida
1

Fala Jackson.
Primeiramente queria me desculpar por não ter lido mais seus artigos por uma questão particular”Tempo”.
Agora q estou em dia com minhas atividades retornarei para relembrar e se atualizar em meus conhecimentos, claro q com muita ajuda do profissionsiti.
Gostei do artigo, vi o teste e ficou meio pesado, tipo o mouse chegou a travar uahuahau.

Abraço.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">