O que a Yahoo! anda fazendo pelo desenvolvimento Web?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!
Logotipo Yahoo!

Logotipo Yahoo!

Olá pessoal!

O pessoal aqui do PTI adora a Google e fala muito dela. Inclusive eu já fiz um post dedicado aos serviços da Google

Mas depois do YSlow, no post sobre REST conhecí as APIs e Webservices disponíveis no portal do desenvolvedor do Yahoo! (Yahoo Developer Network)… e me impressionei.

De Flickr a Previsão do Tempo

Flickr

Flickr

No portal do desenvolvedor do Yahoo! somos apresentados a uma série de APIs e Webservices que, com certeza, vão lhe auxiliar bastante no desenvolvimento (rico) para a Web.

Temos APIs de autenticação (OpenID), do Flickr, Delicious, Maps (sim!), do Yahoo! Music, do Answers, do HotJobs, etc. E serviços muito úteis como o Weather (previsão do tempo), que através de REST você tem a previsão da sua cidade em formato XML (chega de iFrame ou Javascript inacessíveis).

Sem falar da YUI! (Yahoo User Interface), a framework Javascript desenvolvida pelo pessoal da Yahoo!, e de dicas mais do que essenciais sobre performance e segurança.

O Language Center

Delicious

Delicious

Uma das coisas mais legais que achei no Yahoo Developer Network, foi o “Language Center”.Nada mais burocrático, pegaram as principais linguagens Web (de Coldfusion a Python) e fizeram referências para elas explicando como usá-las com as APIs e serviços do Yahoo!.

Os exemplos são muito bem explicados e simples de aplicar. Um prato cheio para os famintos…

Considerações Finais

Maps

Maps

Sempre respeitei o Yahoo!, depois da Google ela é a empresa em que eu mais gostaria de trabalhar. Essas “centrais dos desenvolvedores” são muito bacanas (conheço ainda a da Mozilla, do Opera e da Google) e acrescentam muito aos desenvolvedores.

Agora mais do que nunca agradeço pela Microsoft não ter posto as mãos nessa preciosidade da web.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Klaus Peter Laube

Mais artigos deste autor »

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ). Desenvolvedor Web de longa data, apaixonado por Python e defensor dos padrões Web. Escreve quando pode no http://www.klauslaube.com.br.


7 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">