Pirataria é crime, mas tem gente que não sabe…

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

No final da semana passada e durante esta semana ocorreram uma série de divulgações de itens piratas por integrantes dos grupos de programadores dos grupos FlexDev e Flex-Brasil.

Pirataria é Crime!

O que acho um detalhe preocupante é que as pessoas não se ligam que isso é “feio”… Passam o link como se o autor tivesse os autorizado para tal ato.

Isso começa cedo, na escola utilizam-se da “cola” para não estudar. Utilizam a internet para não fazer os trabalhos e redação. Crescem, passam a furar fila do banco, ultrapassar pelo acostamento e beber antes de dirigir. Depois baixam livros e acham que com isso ganharão conhecimento. Compram DVD pirata e nem se ligam que a vida útil do seu aparelho de DVD diminui, fazem gato na energia e internet sem senha…é festa.

Baixam e usam sem pensar que por traz de um material disponível em um site de Torrents, tem uma pessoa que trabalhou muito para produzir aquele material, e uma pessoa querendo ganhar dinheiro fácil plagiando este material.

Uma coisa digo.

Aprende-se mais com aquele livro que se compra!!! Motivo simples…”quando é de graça é desperdiçado…”

Os livros que comprei e paguei com meu rico dinheirinho li-os até o fim e alguns várias vezes, como no caso do livro “Flex Builder 3″ e o “Como programar em ASP.NET e C#”, e alguns outros fora da área de programação.

Agora possuo vários livros que ganhei, e poucos li até o fim. E confesso, os que paguei me renderam mais. Então prefiro eu comprar o livro ao que baixar na internet.

Sem contar que ler na tela do PC é chato e imprimir é mais caro que comprar o livro. E no caso do livro, posso adicioná-lo a minha prateleira para futuras buscas e bibliografia.

Conhecem aquela famosa frase, “Quem não cola não sai da escola!”? Sabe por quê? Aqueles que estudam mesmo, um dia serão professores e passarão a ensinar à aqueles que querem aprender (desde que não seja pro primeiro ano!). Isso significa que aqueles que estudaram e compraram os livros, realmente aprendem.

Nós, para o desenvolvimento, precisamos de Softwares caríssimos, e não há como adquiri-los de uma única vês. Mas, na medida do possível, vamos adquirindo cada um deles até que um dia apenas ficamos pagando a taxa de Upgrade, que é baixa.

Nós estamos-nos “passando a perna” já que somos desenvolvedores de material intelectual.

E após dizer que isso é errado há sempre um que manda aquela frase “Vai dizer que tu também não faz” ou aquela “Para de ouvir MP3″.

“PARAR DE OUVIR MP3″… Mas não sei se a rádio que ouço usa MP3 pirata. Para que baixar MP3 se a rádio toca sempre as atualizadas?

Esta desculpa é com certeza a mais velha da história “Aquele que nunca pecou que atire a primeira pedra!!!”

A gente sempre tenta se defender jogando a culpa pra frente. Torna-se algo tão natural que não percebemos que esta errado. Apenas fazemos porque sempre teremos como jogar a culpa em mais alguém.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Eduardo Kraus

Mais artigos deste autor »

Trabalha desde 2005 com programação Web com HTML e PHP. Conheceu o Flex em 2007 e atualmente só desenvolve nesta linguagem com PHP. No momento esta pesquisando para desenvolver sites em Flex, de modo que o google consiga indexar e prestando serviço de desenvolvimento e consultoria.


7 Comentários

Juliano R.
1

Amigo, apesar de concordar em alguns pontos do seu post, em outros acredito que você está sendo um pouco dramático.
O fato de um adolescente copiar uma música mp3 para o seu ipod é “pirataria”; no entanto, não acredito que este jovem deva ser comparado com quem dirige no acostamento ou bebe antes de digirir. Sei que você está protestando sobre algo, mas devemos fazer isto com uma base ténica; quando você disse: “Compram DVD pirata e nem se ligam que a vida útil do seu aparelho de DVD” sinceramente, qual o problema que ocorre com o player de DVD ao rodar um disco pirata? no ponto de vista técnico e não ético.

O “fato de ler no computador pode até se um incomodo visual”, mas você pode comprar livros digitais (e acredite é um mercado que cresce muito); e você pode ler como eu faço, usando um palm ou um read book, não é por que o livro é digital que é pirata; inclusive no site: http://www.dominiopublico.org.br você pode ler diversos e-books de modo gratuito.

Quanto a adquirir softwares carissimos, isto não precisa acontecer, existem softwares de código fonte aberto que em muitas vezes são superiores aos proprietários.

exemplo: Linux, Blender, Apache, GIMP, openoffice.org

Pirataria é crime, no entanto, devemos incentivar o compartilhamento da informação para todas as camadas usando de soluções livres e abertas!

Juan Abelar
3

Exagero!
Se você não dá valor ao que você ganhou de presente isso é algo pessoal seu. Eu prá estudar realmente me apoiei nesses downloads na internet e eles me ajudaram bastante, pois quando ia à faculdade, mal consiguia ter dinheiro para comprar um sandwiche.
Vamos lutar prá mudar essa lei, que aliás, é feita sob medida para as grandes empresas ganharem rios de dinheiro!
E aproveitando acessem o site do Partido Pirata do Brasil e leia ali suas propostas.
Temos que reformular a lei de direitos autorais e acabar com a mamata das grandes empresas!
http://www.partidopirata.org/

@leocp
4

Concordo com o Juliano. E em relação ao post em si, em algumas linhas o Eduardo me lembrou o pessoal da APCM. É fácil quem tem um pouco mais de grana que pode comprar conteúdo licenciado falar sobre boas maneiras, mas vai explicar a quem não tem grana para comprar livros ou softwares comprar um Dreamweaver por $100…

Eu não condeno quem usa software pirata, quem vende/cria deve adequar seus preços ao mercado onde irá vender. Mas concordo que é uma espada de dois gumes.

marcelo dias
5

Outro dia conversando com uma amiga jornalista, ouvi a mesma ladainha sobre pirataria.
Eu nunca gostei da idéia de sair copiando programas piratas e usar músicas mp3 sem pagar direito autoral, mas veja bem, trabalho com vídeo e na minha área não vejo outra alternativa. Eu te pergunto o seguinte: quando vc contrata alguém pra gravar o aniversário do seu filho, ou casamento, parto, formatura e etc, você pode até escolher pela qualidade do trabalho que o profissional já fez, mas dúvido que vc escolha porque ele tem todos os softwares originais, e duvido mais ainda que vc solicite o diploma de todos os cursos oficiais da Adobe, Final Cut, After Effects, Sound Forge, programas de autoração de dvd e outros. Já vi muita gente discutindo isto nas eventos que gravei, mas nenhum me contratou porque eu tinha tudo legalizado, me contrataram pelo preço e pela qualidade de outros vídeos que já fiz. Como eu vou colocar no custo do meu trabalho 20 mil de softwares e cursos mais uns 15 mil de equipamentos, você paga, alguém paga. Se eu tivesse cliente que pagasse vcs podem ter certeza que pagaria todos os softwares, cursos e mp3 da vida!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">