Polêmico: Moradores fazem “escudo humano” contra carro do Google Street View

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Eita servicinho sem vergonha hein!? Imagina o que pode aparecer nestas imagens daqui a pouco.

Residentes de um pacato vilarejo inglês se revoltaram e bloquearam a passagem do automóvel do Google Street View que filmava a vizinhança e arredores, dizendo temer que o serviço encorajasse roubos e invasões a domicílios. O “escudo humano” foi formado durante a quarta-feira (1º).

Um dos moradores do local, Paul Jacobs, disse à rede de televisão BBC que havia alertado seus vizinhos, depois de observar o carro diante da sua janela, em Broughton, sul da Inglaterra.

“Eu não tenho problemas com o Google querendo promover cidades. O que realmente me incomoda é a invasão de privacidade, exibindo imagens diretamente de dentro da minha casa”, afirmou Jacobs.

“Tivemos seis assaltos aqui nas últimas seis semanas. [o serviço do Google] É um convite para que mais crimes aconteçam. Estava determinado a fazer isso parar, então liguei para a polícia.”

Depois da ligação, um carro de polícia chegou ao local para mediar a discussão entre a multidão de moradores e o funcionário do Google.

“Eles sentiram que a presença [do carro] era uma intrusão às suas privacidades. Quando a polícia foi chamada, o carro se foi”, explicou um porta-voz à polícia de Thames Valley.

O Google Street View foi implementado no mês passado no Reino Unido, e simula uma caminhada pelas ruas de vários países. Já na primeira semana de uso, causou muita polêmica entre os ingleses.

“Depois que lançamos o Street View, nós procuramos a orientação e a aprovação do Gabinete do Comissário de Informações (ICO, na sigla em inglês). O ICO nos disse, repetidamente, acreditar que o Street View inclui as medidas de proteção necessárias para manter a privacidade das pessoas”, disse um porta-voz do Google. O ICO é um órgão governamental que defende a privacidade dos cidadãos.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">