Netbooks x SmartPhones

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá PTIs,

Dando continuidade ao estudo dos netbooks, hoje vou compará-los com os smartphones.

Antes de tudo, vou resumir um pouco do que foi falado através dos colaboradores que expressaram suas opiniões. Sabemos que netbooks não servem para trabalhos cotidianos, mas para fins educacionais podem ajudar. Também é ótimo em viagens pela mobilidade, conectividade e peso.

Além destes, um comentário me chamou a atenção: um colega (JK fica a seu critério divulgar o nome) falou que esses equipamentos deveriam ser mais baratos. Fiquei intrigado com isso, pois, o hardware está baixando de preço e os notebooks são computadores móveis, logo, porque lançaram netbooks? Por que os netbooks estão com telas maiores do que os primeiros lançados, mas menores em poder de processamento e tela dos notebooks de 12′ encontrados no mercado?

Eu formulei uma provável tese com um link que o Ronaldo Mabba me encaminhou (http://infoswebs.blogspot.com/) que mostra alguns notebooks que podem ser a nova sensação e o futuro de mercado.

Além de processamento, diferenciais como: tela de vidro, teclado móvel e dual touch screen podem ser as tendências para esses equipamentos.

Agora vamos ao que interessa: Você compraria um smartphone ou um netbook?

Smartphones x Netbooks!

Hoje os smartphones agregam várias funções em um único aparelho. Nele, você pode ler e-mails, navegar na internet, jogar, ler arquivos, tirar fotos em alta resolução, ver mapas e pode também até usar ele como celular (hehe).

Brincadeiras a parte, hoje os smartphones estão em peso no mercado. Quem já não pensou em ter um iPhone ou comprou um Nokia N95 de uma operadora que custeou o preço do aparelho devido a um plano de minutos?

Ambos têm o mesmo propósito: facilitar e dar acesso em qualquer lugar às informações que o usuário precisa. Os netbooks ganham na usabilidade neste quesito. Em uma reunião, por exemplo, você pode levar o netbook para: fazer a ata, consultar e-mails, fazer apresentações…

Tudo isso você consegue fazer no smarphone, porém, você perde: na hora de digitar texto, visualizar um campo maior de informações… e é totalmente indelicado ao sair de uma reunião pra atender o telefone ou ficar só digitando no celular enquanto a reunião prossegue (com um
netbook é menos visivel sua desatenção).

Outro ponto em que eu valorizo um netbook é a bateria. Eu mesmo, já fiquei sem bateria no celular diversas vezes em que eu precisava do aparelho. Lembro que meu primeiro celular, um Nokia 5125, a bateria durava 1 semana e tinha no máximo um snake (famoso jogo da obrinha).
Hoje, com mais funções agregadas, se a bateria durar 2 dias já considero uma vitória. Ter que colocar o aparelho todo dia pra carregar perde um pouco da mobilidade. O netbook força você a usar as funções que ele está preparado para fazer e deixar o smartphone só para casos de extrema urgência.

Concluindo, sou da opinião que para você ter acessibilidade você precisa: Um PC parrudo em um local fixo e com acesso remoto, um netbook para viagens, reuniões, estudos de curta duração OU um notebook caso você trabalhe com consultorias ou fique muito fora de
um escritório e claro, um smartphone para falar, ser despertador e quando preciso acessar arquivos e internet.

É uma grande “parafernália” tecnológica, mas nos dias de hoje temos que estar preparados e ter acesso a tudo e em tudo.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">