PyGame: Framework Python para o desenvolvimento de Jogos

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

pygame_logo

Há um tempinho, fiz um post com 10 motivos para a utilização do Python. Aqui vai uma sugestão para o décimo primeiro motivo: O Python é um verdadeiro “canivete suíço”.

Além de Desktop (com Qt, GTK, TK, etc), Web, cálculos científicos, fins educacionais, etc. Podemos também desenvolver jogos com o Python. E nada melhor que usar o Pygame, popular framework Python para o desenvolvimento de jogos.

Eu, como desenvolvedor Web, comecei a estudar programação lá pelos meus 15 ou 16 anos com a intenção de um dia me tornar um desenvolvedor de jogos. Penso que é o sonho de muito adolescente que começa a descobrir o mundo do desenvolvimento de software.

Claro, isso até começar a cair em assuntos relacionados a matemática, física, geometria, etc. Aí, como no colégio só estudava para “passar de ano”… sentí o peso e o arrependimento de não ter aproveitado melhor aquela época.

Voltando ao Python… esses assuntos não são amenizados com o uso do Pygame, mas todo o resto sim. Uso de recusos visuais e sonoros são explícitos e objetivos, gerenciar o funcionamento e a lógica do seu jogo de modo “pythonista” é muito agradável e divertido (fico imaginando isso em C++).

Em relação a performance, muito se ouve falar sobre isso em relação ao Python, mas fique tranquilo. Uma grande quantidade de recursos é escrita em C, apenas fazendo o binding para Python. Além disso, é possível escrever determinados algoritmos críticos em C, tornando a execução do jogo mais rápida.

Como ultimamente o tempo tá curto… segue abaixo uma lista com referências super interessantes:pygame-dragon

Até a próxima…

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Klaus Peter Laube

Mais artigos deste autor »

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ). Desenvolvedor Web de longa data, apaixonado por Python e defensor dos padrões Web. Escreve quando pode no http://www.klauslaube.com.br.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">