Collabtive: Um elegante gerenciador de projetos “web-based”

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!
Interface do Collabtive
Interface do Collabtive

Olá PTIs!

Faz algumas semanas, comecei a me aplicar um pouquinho mais a gerência de projetos e técnicas ágeis. Estou tentando fugir do “caos“, pois mesmo ainda como único programador onde trabalho, acabo perdendo o controle da situação de vez em quando.

Na medida que fui desbravando algumas ferramentas open source, fui concluindo que não tinha como utilizar uma ferramenta muito complexa. Até porque precisava de algo que me auxiliasse e não que dificultasse minha vida mais ainda.

Foi aí que encontrei o Collabtive.

Um Gerenciador de Projetos elegante

O Collabtive é de código aberto, desenvolvido com PHP e MySQL, e é muito fácil de usar.

Por ser “web-based”, é uma ótima ferramenta para gerenciar projetos que possuem equipes remotas. Inclusive deixando que o cliente “faça parte” do projeto monitorando o andamento da coisa toda.

Mas talvez o que mais chame a atenção seja a sua interface… linda! Bonitos ícones, tudo muito limpo e intuitivo e a interação é muito boa.

Considerações Finais

Enfim… não pretendo me prolongar muito.

Fica a dica para o pessoal que está no “caos” e procura uma solução ágil para se organizar. Inclusive venho utilizando o Collabtive juntamente com Scrum e o resultado é satisfatório (não tenho quadro branco aqui).

Ah! Em tempo… Collabtive não gera gráficos de Gantt nem nada do gênero. Até porque, como dizem alguns defensores do manifesto ágil, gráfico de Gantt não serve para nada ;)

Até a próxima…

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Klaus Peter Laube

Mais artigos deste autor »

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ). Desenvolvedor Web de longa data, apaixonado por Python e defensor dos padrões Web. Escreve quando pode no http://www.klauslaube.com.br.


14 Comentários

Jackson CasetJackson Caset
1

Oi Klaus,

A ferramenta parece ser realmente interessante. Já baixamos aqui na empresa e vamos testá-la. Algo bacana a acrescentar: está 99% traduzida para o ptbr :)

Abraço

Juliano
3

Olá Klaus!

Não sei se você chegou a utilizar ou encontrou em suas pesquisas o dotProject. Você teria alguma comparação para fazer entre os dois???

ldanielts
4

Olá,

Fiquei curioso com a assertiva de que “gráfico de Gantt não serve para nada ” e segui o link proposto para conferir. Entretanto, na página do blog a que o link se referia (um blog interessante que eu pretendo visitar mais vezes), não havia referências a gráficos de Gantt.

Haveria outras fontes onde eu poderia validar essa afirmação?

Grato

Klaus Peter Laube
5

@Juliano
Cara… sinceramente, usei o DotProject, mas o problema é que eu já tinha utilizado o Collabtive. Achei o Collabtive muito mais simples que o DotProject (óbvio)… mas é claro que é bem mais enxuto.
Então, se você quer algo fácil de mexer, uma gerência onde o poder está nas mãos das pessoas e não da ferramenta, e uma interface limpa, linda e intuitiva… recomendo o Collabtive. Senão, se ele é pouco para você… use DotProject.

Fábio Lima
8

Show de bola! Estava procurando exatamente isso! Facil, intuitivo e uma interface impecavel. Valeu a dica!

Marcelo
10

Olá.
Eu tentei usar esse software, mas não tive muito sucesso.
Devido à quantidade de recursos que oferece, acabei me perdendo em meio à todas as opções e não atendeu à minha necessidade.
Ainda estou procurando por um software web-based para gerenciar meus projetos, mas quanto mais procuro, mais acredito que terei que desenvolver o meu próprio.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">