HTML5: O adeus do Flash Player?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

513636061_98d07f7966Olá pessoal!

Rápida e rasteira, pois hoje é sexta e o tempo é curto.

Em alguns posts, levantei a bandeira contra o uso “irregular” (excessivo, abusivo) do Flash em alguns sites e aplicações. Hoje abrindo meu leitor RSS, coincidentemente estão duas notícias relacionadas ao HTML5 e o possível declínio do Flash.

A primeira é do Pinceladas da Web: HTML5 e o fim do Flash Player; que dá uma leve explanada nas tags <audio> e <video>.

A outra vem do IDG Now, um artigo da Daniela Braun, esmiuçando um pouco melhor sobre HTML e HTML5.

Se você está meio cético quanto a isso tudo… não deixe de visitar o Opera Developer Community e ver as coisas maravilhosas que o pessoal anda fazendo com HTML5 (canvas), SVG, XML, CSS e Javascript.

Até a próxima…

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Klaus Peter Laube

Mais artigos deste autor »

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ). Desenvolvedor Web de longa data, apaixonado por Python e defensor dos padrões Web. Escreve quando pode no http://www.klauslaube.com.br.


5 Comentários

Chris Benseler
1

Tenho só um receio do Canvas e do SVG: performance.
O flash roda num plugin, consome recursos “ali dentro”, e se ele dá pau, dá pau ali dentro. O canvas e o SVG, até onde compreendo, estão dentro do contexto do browser.

Mas sou muito mais favorável a essas soluções do que ao flash, mesmo! hehe

[]s!

Klaus Peter Laube
2

@Chris
Acompanhe meu raciocínio… são elementos que são (serão) interpretados nativamente pelos navegadores. Acho que performance, só em questão do Flash ser binário (swf), o canvas um elemento HTML e o SVG uma especificação XML… mas nos micros e conexões de hoje, acho que nem é muito alarmante isso.

E com navegadores como o Chrome, que estimam pela performance… isso vira detalhe.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">