Parte 3 – Perfil do CIO: uma equação!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Leia primeira e a segunda parte desta série que aborda O Perfil do CIO.

2) a psicologia

Pode ser confundida com RH, com o feminino, e talvez a mulher tenha esse sentido mais apurado por instinto maternal, mas é fundamental para “tratar” pessoas e entender que as mesmas pessoas são os funcionários / profissionais.

O que isso quer dizer?

Quer dizer que antes de enxergar um profissional na sua frente, perceba um ser humano. Fácil não?

Não, não é fácil.

Mas NUNCA esqueça, são PESSOAS que fazem sua estratégia construir ou destruir! Fracassar ou ter Sucesso!

E por último, falando da mulher profissional, e considerando que a mulher tenha na sua natureza atributos naturais um pouco mais desenvolvidos que o homem como, mais conciliadora, matriarcal e colaborativa, que atributos ela traz na bagagem como CIO?

Eu apostaria num atributo da natureza intrínseca da mulher, que vem do seu âmago, que realmente tem um peso considerável: “O cuidado”

E o que é “cuidado”?

Mulheres tem habilidades que interessa nunca revelar.
Mulheres são dotadas de coragem e fibra extraordinária, e sendo assim, podem ser meigas e misteriosas ao mesmo tempo. É um dom natural que inclui amor incondicional e sacrifícios, os mesmos que ela dedica sem qualquer hesitação aos filhos, à familia.

Mulheres são “forjadas” no dia a dia da batalha!
E ainda, como dizia Coco Chanel, Visionário é quem sabe interpretar os desejos mais profundos das pessoas, não importa o sexo.

Concluindo, uma boa dose de NEXO, os nexialistas, aqueles que buscam as respostas para as questões e apresentam soluções inéditas e INTEGRADAS. O Integrador.

Sem esquecer do CIO homem ou CIO mulher, mulheres e homens convivem todos os dias nas organizações.

O importante é saber dosar e OUSAR.

Se uma empresa incentiva e motiva pessoas, retém talentos, agrega pela polêmica (divergências é sangue para uma organização sadia e duradoura) e apoia a Integração, o trabalho do CIO é entender e buscar a melhor tecnologia, suportar as demandas da empresa com o melhor time (pode ser interno, externo, ou misto) e o melhor orçamento. Para isso, respeitando sempre a Maturidade de TI x A Cultura da Organização.

O que vemos também é que há muita, muita tecnologia, porém a maximização do uso é deficiente. Há sem dúvida, desperdício de funcionalidades, pessoas e dinheiro.

E lembre-se, CIO não é função fim, é função meio. Estamos na adolescência dos Sistemas de Informação. Paradigmas serão quebrados e a ERA Pós Tesarac está chegando, com a transformação de modelos econômicos e sociais já fortemente abalados.

Se tentássemos fazer uma equação do que é necessário para o melhor Perfil de um CIO:

CIO = Visão + Ousadia + Coragem e Nexo = Integrador
CIO tem que ter Conteúdo, Comunicar, Interagir e Integrar!
Um Evangelista!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Miriam Vasco

Mais artigos deste autor »

É administradora de empresas pela FAAP, com pós em análise de sistemas na FAAP e MBA em gestão empresarial pela FGV.

Mais de 20 anos na área de TI, atuando em cargos executivos desde 1987 em grandes empresas do setor de varejo, indústria, petroquimica, automobilistica e depois assumindo cargos executivos em empresas de consultoria, integradoras e fornecedoras de TI.

Hoje é sócia diretora da MV Systems Consultores Associados participando de vários projetos em Governança de TI incluindo projetos para o SOFTEX, Sebrae, APEX, IBM, Oracle e outros.

Também trabalha em desenvolvimento de canais para a EPOKA Brasil.
Milita na SUCESU SP desde 1988 tendo criado e dirigido vários Grupos de Usuários.

Há várias gestões na SUCESU SP é conselheira e Vice Presidente para várias assuntos como Automação Comercial, Comércio Eletronico, Aplicações e Gestão, Responsabilidade Social e outros.

Foi em 2000 Chairman do Active Store (NRF) para a América Latina e Caribe.

Foi Professora do Mackenzie para matérias como Banco de Dados e Negócios Empresariais nos cursos de extensão de Tecnologia.

Presidente da NEXTi - Organização das Executivas de TI www.executivasdeti.blogspot.com


3 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">