Saúde: Evite dores e tensões. Confira exercícios de alongamento

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá PTI’s,

Como nós, profissionais de TI, não vivemos só de computadores, hoje estamos lançando o primeiro de muitos conteúdos sobre saúde na área de informática.

Pra começar, vamos falar sobre dores e tensões causadas pelo uso do computador, problema que geralmente atormenta os profissionais que atuam no desenvolvimento de softwares (programadores), que na grande maioria das vezes não possuem hábitos muito saudáveis.

O conteúdo foi gentilmente cedido por Claudia Wanderck, diretora da Clínica Long Life de Fisioterapia.

O cotidiano agitado dos escritórios trouxe novos inimigos para a saúde de quem trabalha com computadores. As dores e tensões ocasionados por maus hábitos dentro e fora do escritório podem resultar em patologias crônicas, como tendinite e bursite. “Um estudo da Sociedade Brasileira de Cardiologia constatou que aproximadamente 83% da população brasileira é sedentária. A falta de exercícios físicos agrava as conseqüências de uma rotina de trabalho estático, em funções que exigem movimentos repetitivos, como a digitação”, ressalta a fisioterapeuta Claudia Wanderck, diretora da Clínica Long Life de Fisioterapia.

“Fazer atividades físicas, como a ginástica laboral, faz toda a diferença, pois trabalha os músculos e as articulações. Durante o expediente é indispensável a realização de exercícios de alongamento. Desta forma, pode se garantir uma melhora na postura, na elasticidade e no desgaste das articulações”, complementa.

A fisioterapeuta explica que atitudes como estralar diferentes articulações pode trazer um alívio momentâneo, mas que a realização deste tipo de movimentos bruscos pode ocasionar sérias lesões. A forma correta de recuperar as energias e evitar a fadiga causada por trabalhos repetitivos é através do alongamento.

“Quanto maior for a repetição de um movimento, maior deve ser o número de pausas para alongamentos. Nem sempre é necessário fazer grandes interrupções no horário de trabalho. Os exercícios de alongamento podem ser efetuados em micro pausas, durando entre 30 segundos e um minuto. A cada parada, podem ser escolhidos exercícios específicos, que atendam às regiões mais afetadas. As pausas devem ser feitas a cada meia hora e são imprescindíveis para a saúde do colaborador e aumento da produtividade”, destaca a diretora da Clínica Long Life.

“Os exercícios de alongamento são indispensáveis para pessoas que já sofrem de patologias crônicas como as famosas tendinite e bursite, pois os medicamentos podem amenizar as dores, mas não trazem cura definitiva. Apenas as mudanças de comportamento relacionadas à postura, atividades físicas e pausas para alongamentos entre as atividades podem garantir a cura e uma vida mais saudável”, acrescenta.

ALONGAMENTOS DURANTE O EXPEDIENTE

Alongamentos para profissionais de TI!

  1. Nas duas primeiras fotos a fisioterapeuta mostra alongamentos para os punhos.
  2. A imagem seguinte mostra um exercício para a coluna lombar.
  3. Nas fotos quatro e cinco, Claudia mostra alongamentos para o pescoço.
  4. A penúltima imagem ensina como alongar a região glútea e do ciático.
  5. A última foto mostra um exercício de alongamento para a lateral da coluna.
  6. Todos devem ser repetidos em ambos os lados do corpo;

BENEFÍCIOS DA REALIZAÇÃO DE ALONGAMENTOS DURANTE O EXPEDIENTE

  • Relaxamento muscular;
  • Melhora da circulação;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Melhora da postura;
  • Redução das dores;
  • Revitalização das energias e bem-estar

Espero que tenham gostado e que possam colaborar com seus comentários.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Long Life Fisioterapia

Mais artigos deste autor »

Rua Boaventura Amorim, 16 - Itoupava Norte - Blumenau/SCFone: (47) 3037 5135 - (47) 3037 6135 - (47) 3323 8145


3 Comentários

marli aparecida goes
1

fico feliz em descobrir essa pagina na internet,pois tenho varios dia de dor na coluna e pescoco,e com esses exercicos eu crei que irei melhorar bem.Estou confiante.
Obrigada atenciosamente:Marli

Alexandre
2

Otimo post.
Vale lembra também que somente o alongamento e relaxamento muscular não previne totalmente as dores nos mais diversos lugares. É preciso também trabalhar com postura e equipamentos ergonomicamentes corretos (mesas, teclados, mouse, altura de monitores, cadeiras com apoio para braços (ajustaveis), etc.)
Abraços

Alexandre

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">