Acessibilidade: Programa converte partituras para o braile

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Estava, a poucos minutos, assistindo ao Jornal Nacional da Rede Globo, quando noticiaram algo que achei muito interessante e que gostaria de compartilhar com vocês, leitores do PTI.

A partir de hoje deficientes visuais e profissionais da área de música terão o auxílio de um software que converterá partituras (representação escrita de música padronizada mundialmente) para a linguagem dos cegos, o braile.

Musibraile!O Musibraille foi criado no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e é o primeiro software em português capaz de transcrever partituras musicais para o braille. A meta é distribuir versões dele em todas as universidades e escolas de música no país.

Pra quem quiser baixar gratuitamente o Musibraile, basta acessar www.intervox.nce.ufrj.br/musibraille/.

Ótima iniciativa. Parabéns aos criadores:

  • Dolores Tomé: coordenadora do curso de Musicografia Braille da Escola de Música de Brasília
  • Antônio Borges e Moacyr de Paula Rodrigues Moreno: professores do Núcleo de Comunicação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

4 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">