Ekaaty Linux – De Brasileiros para Brasileiros

Olá PTI’s,

Ekaaty Linux!Tempos atrás conheci, através do Br-Linux, uma distribuição Linux, relativamente nova, que é 100% brazuca e que foi batizada de Ekaaty Linux, nome que vem da conjunção de dois afixos da língua tupi: EKA, que significa Busca e ATY, significando União formando o lema do grupo “Busca por União”.

Interessado em saber mais a respeito da distro, fui pesquisando e acabei por conhecer virtualmente um dos mantenedores, o Cristiano Furtado no qual mantenho contato ativamente.

Interessado em saber mais a respeito da distro, fui pesquisando e acabei por conhecer virtualmente um dos mantenedores da mesma, o Cristiano Furtado, no qual mantenho contato ativamente.

Como o PTI tem um grande público de usuário de Linux, decidimos ajudar a equipe do Ekaaty em sua divulgação por esse Brasilzão afora, logo, estaremos postando de vez em quando aqui no PTI algo relacionado a este assunto.

Para começar, veja abaixo o vídeo da entrevista que Christian Tosta e Cristiano Furtado deram no FISL 10.

Um preview do que é o Ekaaty Linux

O projeto Ekaaty é um sistema operacional livre, robusto, seguro e amigável baseado no Linux e desenvolvido em conjunto com a comunidade. Seu diferencial em relação a outras distribuições é que foi planejado para ser um sistema que atenda às necessidades específicas de usuários brasileiros.

No Ekaaty, o usuário poderá entrar em contato com os desenvolvedores, seja para reportar bugs ou solicitar recursos em sua língua nativa e de maneira direta, pois o projeto tem seu foco na interação com a comunidade.

A distribuição é otimizada para o uso em desktops e preparado para uso em laptops. É planejado para ser um sistema enxuto, que consome menos espaço em disco e menos recursos da máquina, e ter uma aparência polida, possibilitando uma melhor usabilidade e experiência.

O Ekaaty vem com todos os programas que você precisa para o uso diário, tanto em casa, quanto no trabalho – um ambiente de trabalho moderno e fácil de usar, editores de textos, planilhas, navegador Web, suíte Groupware, mensageiro eletrônico e muito mais. Por tudo isso, é indicado para estudantes, pequenas empresas e entusiastas de Linux.

Achou o projeto interessante? Então baixe o Ekaaty e divulgue aos seus amigos, conhecidos, parentes e etc 🙂

Download: http://www.ekaaty.org/v3/index.php/downloads
Site Oficial: http://www.ekaaty.org

Se já é usuário, deixe seus comentários!

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


14 Comentários

Marcelo
4

Vejo que o pessoal do Ekaaty é muito unido pois um post colocado na mesma hora tem resposta :). Parabéns pela iniciativa e vou baixar a distro para testa-la.

Marcelo Fábio
5

Como Cristiano diz na entrevista o ekaaty está acontecendo. Concordo plenamente e esse é o momento dessa distribuição fantástica que está se disseminando pelos notebooks não só dos brasileiros mais mundo à fora.
Parabéns a todos e continuemos assim.
Abraços…

Massao
8

É muito gratificante poder participar de uma comunidade 100% brasileira e formada por pessoas tão comprometidas com um único ideal.

Danielle Pereira
11

Vou continuar torcendo para que vocês de decolem ainda mais. É um excelente projeto, tem tudo pra dar certo, criados por brasileiros e que faz a diferença! Parabéns Ekaaty!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!