.NET no Vale do Itajaí, por que não migrar?

A princípio, para esclarecimento geral, este texto refere-se a migração de sistemas atuais que implementam .Net 1.0 e 1.1 para seus “updates” e não migração de outras linguagens de programação para .Net. Cada linguagem é específica para certos contextos, seria arrogante julgarmos qual linguagem é a melhor de todas, pois não há.

Nos dias de hoje, a tecnologia atingiu níveis extraordinários em todos os pontos. E a economia é um deles, tanto que entre as cinco empresas que possuem o maior produto interno bruto, três são da área de informática. A líder absoluta é a Microsoft com 84,6 bilhões de dólares, quase cinco vezes mais que o Google, segundo colocado. Tal empresa, na era em que vivemos, onde software vale mais que hardware, criou em 1999, uma idéia que unia interoperabilidade, facilidade, desempenho de aplicação, e abstração com o uso da orientação a objeto : Microsoft .NET Framework.

A idéia de Framework orientado a objeto denomina-se um conjunto de classes com objetivos de reutilização de design, o qual supre a necessidade de uma arquitetura em um domínio de certo software.

O Microsoft .Net Framework em termos de usabilidade, anda crescendo em média, 6% ao mês desde o início do primeiro Framework, o 1.0. Após tal versão, as versões 1.1, 2.0, 3.0 e 3.5 foram lançadas e bem aceitas no mercado. Porém, problemas relacionados à compatibilidade foram surgindo perante versões.

A medida que as empresas foram aderindo a tecnologia .Net, a Microsoft percebendo tal crescimento não parou na produção do Framework, a qual é programado 99% em C#. Tal linguagem se dissipou e hoje é uma das potências. O grande problema nascia quando testes internos na própria Microsoft foram constatando elementos deprecados/obsoletos em seu código fonte, e certamente atualizados em versões sucessoras, ou seja, os novos frameworks, além de diversas outras qualidades, possuem um grau elevadíssimo de tratamento de falhas. A produtividade foi outra que se pode dizer, evoluiu exponencialmente.

Se são tantas as vantagens, porque não atualizar a “fortaleza do código fonte”? As dúvidas existem e motivos, muitas vezes mal formulados acompanham tal teoria sobre não evoluir.

O problema é, na real, uma questão didática.

É de se esperar que o mercado careça de especialistas no assunto, pois é uma tecnologia nova. Se as empresas necessitam de lucro para sobreviver, não há motivos para não adotar o que a empresa mais rica do planeta tem a nos oferecer em suas novas versões, pois de dinheiro, infelizmente ela entende.

E é por toda essa confusão na era informática que deveria ter sido fazendeiro, assim como meu pai me disse.

Marcelo Bernart Schmidt

Mais artigos deste autor »

Programador .NET certificado MCP, MCTS F2.0, MCTS F3.5 e MCTS W2.0 nas linguagens VB.Net e C#.Net. Tem como hobbie ministrar cursos de programação em C# e orientação a objeto. O pai de Marcelo gostaria que ele fosse fazendeiro, fato ao qual não se concretizou. Marcelo ainda sente remorso do conselho do pai ao ver um programa com problemas de compilação.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!