Aneel aprova regulamentação da internet por rede elétrica

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Pra quem ainda não conhece esse novo modelo para transferência de dados, dê uma lida no bom artigo do colunista Cleber Batista entitulado: REDE ELÉTRICA + INTERNET… Revolução ou Decepção?

SÃO PAULO – A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a resolução que define as regras para o uso da tecnologia Power Line Communications (PLC).

A regulamentação define as condições para a implantação do modelo que permite a transferência de dados através da rede elétrica.

Segundo a Aneel, o documento delimita o uso da rede de distribuição para fis de telecomunicações. Isso deve garantir a estabilidade e qualidade do serviço, além de manter um preço compatível das tarifas.

A resolução também traz uma clausula informando que as empresas que prestarem serviços com a tecnologia PLC não devem comprometer a qualidade do fornecimento de energia. Caso haja necessidade de investimento em infra-estrutura, o custo ficará por conta da própria companhia.

Uma das vantagens do novo formato é a possibilidade de utilizar a rede atual para fazer a transmissão de dados, sem que haja a necessidade imediata de expandir ou adequar a estrutura existente. Por exemplo, a agência prevê que o aluguel dos fios para as empresas de internet por ajudar a reduzir as taxas de eletricidade.

O assunto esteve em audiência pública de 12 de março a 13 de maio de 2009. Neste período, o Órgão Regulador recebeu 163 contribuições de agentes do setor elétrico e de telecomunicações, associações de classe e consumidores.

Fonte: INFO

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">