Aniversário: Linux completa 18 anos

Linux completa 18 anos!Parece que foi ontem, 25 de agosto de 1991, o dia em que o estudante finlandês Linus Benedict Torvalds escreveu no grupo de notícias comp.os.minix uma humilde mensagem anunciando ao mundo o seu projeto de um sistema operacional para computadores pessoais; um SO que mudaria (e continua mudando) os rumos da informática acadêmica mundial.

Abaixo você lê a mensagem de Torvalds (tradução livre):

Olá pessoal que usa Minix.

Estou criando um sistema operacional (livre) (por puro hobby, não será tão grande nem profissional como GNU) para PCs AT 386(486). Estou trabalhando nisso desde abril e já começa a ficar pronto. Gostaria de receber comentários sobre o que vocês gostam/detestam no Minix, já que meu SO se parece um pouco (mesma disposição física do sistema de arquivos -por motivos práticos- entre outras coisas).

Até agora tenho portado o bash(1.08) e gcc(1.40), e parecem funcionar. Isto significa dizer que terei algo funcional dentro de alguns meses e gostaria de saber que características gostariam de encontrar. Qualquer sugestão é bem-vinda, mas não posso prometer que coloque todas em prática

Linus Benedict Torvalds

PD. Sim – é livre de código Minix, e tem um sistema de arquivos multi-tarefa. Não é portável (usa a comutação de tarefas do 386, etc.), e provavelmente nunca funcionará em outra coisa que não sejam os discos rígidos AT, porque é tudo o que tenho

Apesar da primeira divulgação publica do projeto de Torvalds ter sido publicada em 25 de Agosto, somente em 5 de Outubro desse mesmo ano foi lançada a primeira versão publica do sistema operacional.

Parabéns Linux, e obrigado Linus Torvalds!!!

Fonte: Comunidade Linux na Rede

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!