xHTML para HTML5: Dicas para desenvolvedores

Olá PTIs!!!

Faz tempo que não contribuo com o blog, sabe como é… faculdade, Proinpes, novo trampo… a vida de repente ficou bem mais interessante 😉

Mas… não é sobre isso que “vim falar” hoje. Quero continuar um assunto que tenho erguido ultimamente aqui no PTI, o HTML 5.

HTML 5!Como prometi, utilizei alguns clientes como “cobaia” e tive resultados extremamente opostos: um caso foi um sucesso, e outro definitivamente não. Antes que venham com aquela velha conversa de “eu avisei”, devo relatar que a nível técnico os dois projetos foram um tremendo sucesso, devo relatar também a facilidade de se desenvolver com HTML5 (mesmo não utilizando seus recursos avançados)… mas, o fator que gerou o “insucesso” do segundo projeto foi justamente o velho problema de todo desenvolvedor Web: navegadores obsoletos.

O primeiro projeto tinha como cliente uma pessoa antenada, que sabia a sua necessidade e público alvo. O segundo, tinha uma pessoa que “queria gastar pouco” e que não queria “firulas”… ah! Queria que seu site fosse visto no IE, TODOS! E no Firefox que ele tinha na máquina (que para a minha infelicidade era o Firefox 2) 🙁

Após passar por essa “prova de fogo”, vou dar uma resumida na experiência absorvida e vou passar algumas dicas para você que quer passar a usar HTML5, mas não quer se traumatizar.

Primeiro: Tenha certeza que é isso que você quer!

Não existe um “HTML5 Transitional”, como é o caso do xHTML (esse modo foi muito útil quando passei a utilizar padrões). Por isso, tenha conhecimento de: Ou é HTML5, ou não é!

E você vai ter problemas sim, e vai ter que recorrer a hacks sim! Não existe mágica, não existe um mundo perfeito… não enquanto navegadores como o IE6 continuarem dominando o mercado. E do que o mercado de navegadores é constituído?! Grande parte de usuários conhecidos por “internautas comuns”, sem grande conhecimento técnico. Então, como não podemos obrigar o indivíduo a atualizar a versão do seu navegador, vamos tentando garantir cada vez mais a interoperabilidade através de hacks para ter como resultado:

  • Que você não fique amarrado ao passado, ao obsoleto, e desfrute do que o mercado dos bons navegadores têm a oferecer;
  • Que usuários que não possuam bons navegadores ou pelo menos atualizações decentes, possam desfrutar do conteúdo que você está oferecendo.

Até aí, normal como em xHTML 😉

HTML5 para conservadores

Para garantir maior interoperabilidade, você não pode sair utilizando recursos avançados como drag and drop, audio e video. A não ser que você tenha bem definido o seu público alvo…

Parece-me que o Gecko 1.9.1 (Firefox 3.5) já tem suporte a esses recursos, mas o Opera (o recurso drag and drop, por exemplo) não. Então, a não ser que você esteja muito seguro de sí… é interessante pensar em alternativas (como o Flash para áudio/vídeo e Javascript para drag and drop).

No caso do Canvas, considere o uso de SVG… dá mais trabalho, é verdade… mas a probabilidade de funcionar em outros browsers é muito maior.

No hagenburger.net tem um post magnifíco chamado HTML5 / XHTML5 with CSS for Safari, Firefox, Opera & IE onde o autor explica como fazer um HTML5 funcional mesmo em navegadores sem suporte (como foi o meu caso)… nos comentários, outros internautas colaboraram com alguns hacks interessantes.

HTML5 para inovadores

Se você queria inovar, leu o título anterior e… desmotivou. Calma! O HTML5 está aí para ser usado, e alguns de seus recursos mais famosos já estão disponíveis para:

Para variar… todos os bons navegadores 😉

O detalhe, como no caso do Firefox, é que este suporte foi adicionado nas últimas versões. Então, internauta… se você usa IE, troque por um bom navegador! Mas não esqueça de mantê-lo atualizado.

Ainda em dúvida?

Visite os links abaixo… e sinta a “vibração” em torno do HTML5:

  • htmlfive.appspot: Coleção de recursos da HTML5… surpreenda-se com os novos níveis de interatividade
  • A evolução para HTML5: Um artigo bem interessante de Bruno Puga sobre o assunto.
  • A história do HTML: Artigo do excelente CSS no Lanche… para aqueles que insistem em não entender os princípios da Web
  • HTML5 Canvas and Audio Experiment: Me canso de ouvir gente defendendo o Flash por causa do “sentimento”… depois de ver isto?! Restam dúvidas do potencial “flash-killer” do HTML5?
  • HTML5 Doctor: Com dúvidas em HTML5? Chame o doutor 😉
  • HTML5 Gallery: Inspire-se… galeria de trabalhos em HTML5

Até a próxima…

Klaus Peter Laube

Mais artigos deste autor »

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ). Desenvolvedor Web de longa data, apaixonado por Python e defensor dos padrões Web. Escreve quando pode no http://www.klauslaube.com.br.


4 Comentários

Chris Benseler
1

Cada dia me vejo mais entre a cruz-e-a-espada: adotar ou não todas essas funcionalidades bacanas?
E vale a pena correr esse risco de ter muito retrabalho?
Sempre complexo, mas ainda quero implementar um projeto com HTML5…

Klaus Peter Laube
3

@Chris
Bem nessa situação que me sentí… mas se encararmos que praticamente tudo o que fazemos gera um certo re-trabalho no IE… é só uma questão de medir o quanto de HACK deverá ser feito.
@Daniel
Obrigado pela dica…

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!