Algumas tecnologias que merecem atenção!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Computação em nuvem vai provocar uma revolução no software. Nos próximos anos os desenvolvedores deverão aprender a usar com proficiência um novo stack de software. Hoje basicamente falamos no stack LAMP, que envolve Linux, Apache, linguagens como Perl/PHP e Python e o bancos de dados MySQL.

Mas, o que a computação em nuvem vai nos trazer? Além do  Hadoop,  projeto open source baseado no conceito do MapReduce, que é a técnica de programação usada pelo Google para implementar suas aplicações em Cloud (http://labs.google.com/papers/mapreduce.html e http://hadoop.apache.org/), devemos prestar atenção ao  lighttpd (http://www.lighttpd.net/) , um webserver que já turbina sites de alta demanda como Youtube, e o banco de dados distribuído MogileFS (http://www.danga.com/mogilefs/). Todos são projetos open source.

Vale a pena estudá-los.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Cezar Taurion

Mais artigos deste autor »

Gerente de Novas Tecnologias Aplicadas/Technical Evangelist da IBM Brasil, é um profissional e estudioso de Tecnologia da Informação desde fins da década de 70. Com educação formal diversificada, em Economia, Ciência da Computação e Marketing de Serviços, e experiência profissional moldada pela passagem em empresas de porte mundial, Taurion tem participado ativamente de casos reais das mais diversas características e complexidades tanto no Brasil como no exterior, sempre buscando compreender e avaliar os impactos das inovações tecnológicas nas organizações e em seus processos de negócio. Escreve constantemente sobre tecnologia da informação em publicações especializadas como Computerwold Brasil, Mundo Java e Linux Magazine, além de apresentar palestras em eventos e conferências de renome. É autor de cinco livros que abordam assuntos como Open Source/Software Livre, Grid Computing, Software Embarcado e Cloud Computing, editados pela Brasport. Mantém o blog http://computingonclouds.wordpress.com/ sobre computação em nuvem.


2 Comentários

Herbert Xavier Menezes
1

Ops… não sei como esse comentário veio parar aqui, era pro artigo “Alguém tem uma boa definição para Cloud Computing?”. :)

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">