Frameworks PHP – Qual deles usar?

Olá PTIs,

Essa é uma dica rápida e rasteira…

Dias atrás o Alex Prado, colaborador do PTI, me questionou sobre algum framework PHP que pudesse auxiliá-lo de forma rápida e fácil em um projetinho em que ele estava trabalhando.

Naquele momento me venho em mente somente o CakePHP, até por já ter usado o mesmo em projetos na minha empresa, e algumas horas depois acabei recordando-me de uma dica que o Klaus passou há algum tempo atrás que é um site que reune vários dos frameworks PHP  existentes no mercado, o www.phpframeworks.com (nome bem sugestivo, não?)

Bom, neste site estão frameworks, tais como: Akelos, CakePHP, CodeIgniter, Zend e muitos outros, todos marcados com as principais características exigidas para um bom framework, tais como: versões da linguagem suportadas, templates, caching, múltiplos bancos e outras.

Além disso, é possível filtrar os top 10 frameworks, sugerir um novo framework, existe uma área com links para download e um fórum para discussão acerca dos mesmos.

Infelizmente, ao que tudo indica, o site anda meio parado… o fórum tem postagens de 2, 3 meses atrás, mas ainda assim, é um bom lugar para se ter como referência aos Frameworks PHP existentes.

Espero que a dica seja útil. Quem conhecer algum dos frameworks e quiser comentar algo, fique a vontade!

Obs.: O Alex disse que gostou do framework Prado… porque será, hein? 🙂

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


2 Comentários

Klaus Peter Laube
1

Olá Jackson!
Em alguns trabalhos que tenho que usar PHP, estou utilizando a framework Akelos. Ela é muito boa pois é totalmente baseada na Ruby on Rails…. o que signifca que ela é ágil e bem simples de implementar.
Ela possui alguns problemas, é verdade, mas mesmo assim é uma ótima pedida para desenvolvedores PHP que querem “andar sobre trilhos”.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!