Encontre spammers entre seus seguidores no Twitter com o TwitBlock

Como a maioria das ferramentas web, o Twitter também é inundado diariamente por milhares de perfis que objetivam simplesmente nos encher de muito SPAM.

Se você tem um perfil correto no Twitter e começa a aparecer na ferramenta (aumento do número de seguidores, RTs e etc), vai observar que uma quantidade razoável dos que começarem a te seguir são meros spammers que nunca vão fazer nada a mais do que apenas inflar sua lista de Followers.

Pois bem, nós do PTI decidimos, há um mês, criar uma promoção para catalizar novos seguidores interessados em TI e até o presente momento já passamos dos 320 seguidores que estão nos acompanhando diariamente e disseminando nossos tweets por suas redes.

Com esse número, que pra nós é expressivo, também surgiu uma enxurrada de seguidores spammers que, como comentei anteriormente, apenas inflam a lista de seguidores e não agregam em nada.

Para resolver esta situação, a equipe do Twitter realiza varreduras periódicas afim de mandar pro espaço perfis deste gênero e também dispõe de uma opção simples para bloqueio de seguidores em sua interface. Mesmo assim, muitos perfis acabam passando pelas garras do Twitter e se um é removido outros 10 são logo criados. Outra questão é que é uma tarefa chata/demorada procurar numa lista extensa de seguidores quem é spammer ou não para bloqueio.

Seguindo esta linha de raciocínio fui Googlar afim de encontrar uma ferramenta que me auxiliasse na tarefa de caçar spammers. Encontrei várias destas e uma chamou mais a atenção pela sua eficácia, o TwitBlock.

TwitBlock - Remova Spammers de sua lista de seguidores no Twitter!

O TwitBlock é um serviço que varre sua lista de seguidores no Twitter buscando por determinadas características que definem um perfil como spammer ou não. Algumas destas características são:

  • Quantidade de seguintes e seguidores.
    Exemplo: perfil X segue 1.000 e é seguido por apenas 50 destes 1.000. Este perfil entra em análise.
  • Quantidade de adesões por dia.
    Exemplo: perfil X adere a 10 ou mais perfis por dia. Este perfil entra em análise.
  • Informações do perfil: aqui são analisadas informações declaradas no perfil. Usuários normais preenchem seu perfil de forma diferente aos spammers (que geralmente tem os perfis criados de forma automatizada).

Dentro destes e de outros critérios o TwitBlock atribui, aos prováveis perfis spammers, uma “nota”, onde, quanto maior for essa nota, maior a probabilidade do perfil ser um spammer.

Twitblock Scan!

Para listar seus seguidores, realizar os bloqueios e outras funções do Twitter, o TwitBlock usa o OAuth, que é um protocolo aberto e seguro de comunicação entre aplicações web que funciona com a prévia autenticação e permissão dos usuários, tal como é demonstrado abaixo.

OAuth Twitter - TwitBlock!

Apesar de ainda estar em versão Alpha, a ferramenta faz um trabalho muito bacana e realmente ajuda a limpar a lista de Followers. O que devemos nos atentar é que nem todos os perfis que recebem notas altas são realmente spammers, portanto, não saia bloqueando todos que aparecerem na lista montada pela ferramenta para não perder seguidores bons. Avalie um a um e ao ter certeza, bloqueie.

Na última varredura que fiz, hoje – 09/10, removi quatro spammers da lista de seguidores do @profissionaisti.

Bom, essa foi a ferramenta que me chamou mais a atenção. E você, já utilizou alguma que possa recomendar?

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!