Dicas interessantes para o uso do Gmail

Olá!

Lendo as Dicas do Gmail encontrei algumas interessantes que agora compartilho/comento com vocês.

Vamos lá…

Existe a possibilidade de colocar um “comentário” no endereço de email. O quê? Isso mesmo que você leu, dá para colocar um “comentário” no endereço de email somente adicionando o “+”.

Isso vai ajudar muito nos filtros. Se tiver que cadastrar o seu email no PTI, por exemplo, você pode colocar “[email protected]”. Você receberá o e-mail no “[email protected]” normalmente, mas com o “comentário” que você adicionou. Muito interessante.

Depois só colocar um filtro no campo “Para: +pti”, testei e achou os dois emails de teste que enviei.
Obs: Coloquei comentário entre aspas pois não sei se é o termo correto.

Para quem quiser descobrir quem são os spammers essa é uma ótima dica, pois o tanto de cadastro que fazemos na internet não é brincadeira. Somente filtrar emails recebidos pelo campo “de: @dominio.com.br” não tem como saber qual site que deixou vazar a informação, pois o email cadastrado é o “[email protected]”.

Como um bom fuçador, tentei enviar um email desse tipo para o hotmail, sem sucesso.

Outra dica legal é o cancelamento do email enviado. Vá no Google labs do seu e-mail e procure por “Cancelar envio”. Isso é muito últil, pois você pode cancelar o e-mail que acaba de ser enviado. Dá pra configurar de 5 ou 10 segundos para mostrar a opção de cancelar.  E quando cancela, ele mostra o e-mail que seria enviado para ser editado novamente. Muito útil.

No Google labs tem um serviço com o nome “Lembrar do Beto”, quando você for enviar um email, debaixo do campo “Para:” irá aparecer algumas sugestão de pessoas para adicionar no email, mostra normalmente os nomes de quem você envia emails com frequência.

Ainda no Google labs tem um outro serviço chamado “Destinatário errado?”. Vou aplicar num exemplo: você envia e-mails com frequência para mim, Herbert Xavier, e um certo dia você digita Herbert Viana… embaixo irá aparecer o label “Você quis dizer: Herbert Xavier”, clicando no meu nome irá trocar o email e o Viana cai fora, entendeu? 🙂

Para ter uma melhor aprendizagem nisso, é melhor ir ativando estes recursos. Nada melhor que praticar.

Até a próxima!

Herbert Xavier Menezes

Mais artigos deste autor »

Graduado em Engenharia da Computação na Universidade Paulista. Técnico em Redes de Comunicação no SENAI Suiço Brasileira.


3 Comentários

Herbert Xavier Menezes
3

Jackson, valeu! Estava procurando isso mesmo! rsrs
@MarcelMCZ, valeu pela dica! Agora não vou mais mandar email bêbado! hehe
Esse serviço se chama “Óculos de proteção para e-mails”, nos finais de semana, a noite, quando for enviar email, aparece essas contas para resolver antes de enviar.
Ah… Esqueci de colocar o “Detector de anexo esquecido”, se você menciona no email a palavra anexo e esquece de anexar o arquivo, aparece um pop-up perguntando se deseja enviar sem anexo mesmo. Isso já me salvou muitas vezes. 🙂

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!