Tendências para a área de TI em 2010

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá,

Primeiramente, feliz ano novo e muito sucesso nos desafios. Voltando das férias aonde eu vivi sem computador e informações da área de TI, eu pensei como seria o primeiro post deste ano. Seria interessante de ariscar uma previsão sobre as possíveis grandes influências e ondas de tecnologia no ano 2010. Com certeza este ano vai ser um ano com mudanças e inovações, aonde todos profissionais de TI precisam refletir e se preparar para futuras mudanças.

Fiquem alertas, ninguém vai esperar por vocês e nada vai passar sem deixar mudanças!

O possível reaquecimento da economia deve aumentar os investimentos em TI realizados pelas empresas localizadas no Brasil ao longo deste ano. O mercado já esta mostrando esta mudança, mas umas das perguntas é: isto é um crescimento sustentável ou não? Quais áreas vão aproveitar e crescer e quais vão se manter no nível ou até decrescer?

A constatação faz parte do estudo IDC Worldwide Black Book baseado em várias pesquisas. Redução de custos de operação, criar novas capacidades de inovação, são todas palavras antigas do século passado, sem novos sentidos, mas até agora não concluídos.

Mudanças na Careira de Profissionais de TI

Com as novas ondas de tecnologia, como a computação em nuvem, os profissionais de TI precisam se movimentar. Isto é, na minha opinião, a única verdade que eu posso revelar aqui no meu post. Mas para onde e como, eu só posso adivinhar baseado em informações e valores históricos. Simplesmente conhecer Windows e Linux não é mais o que o mercado pede de um profissional de TI qualificado.

  • Analisando os profissionais de infraestrutura, um aspecto cada vez mais importante é se dedicar em adquirir conhecimento básico em otimização de TI e processos de negocio . Entender a linguagem do negocio, facilitaria a criação de interfaces eficiências na definição e implementação de novos serviços.
  • O mesmo aspecto se aplica na integração dos times de infraestrutura e desenvolvimento. Baseado na minha prática durante vários anos na área, muitas disputas emocionais entre as duas áreas, prejudicam a qualidade dos serviços e a entrega. Desenvolvedores não querem falar com as pessoas da infraestrutura e vice e versa, isto precisa acabar.
  • Os profissionais de infraestrutura precisam começar a definir, criar e gerenciar um portfólio de serviços de infraestrutura com políticas e processo ágeis, que podem ser oferecidos para os desenvolvedores que precisam se submeter a estas regras sem exceções. Estes processos precisam ser ágeis, oferecendo a capacidade de adaptar-se rapidamente a novas requisições.
  • Aumentar o grau de automatização na operação deixa os profissionais de infraestrutura se dedicarem aos assuntos estratégicos complexos e virar um recurso estratégico da empresa.
  • Tarefas básicas de um profissional de TI:
    • Desenhar ambientes de Infraestrutura (Visão)
    • Definir estratégias de TI
    • Definir padrões de TI
    • Revisar projetos de TI
    • Mentor de projetos de TI
    • Gerenciar relacionamento com parceiros

Gastos na área de TI aumenta 3,3%

Os analistas afirmam, baseados nas pesquisas, que para este ano a otimização da TI seria a palavra chave em todas verticais. Ou seja, as companhias continuarão correndo em busca de tecnologias para reduzir custos de suas operações criando mais espaço de ser invovatios. Eu já ouviu esta palavras muitas vezes! Que falta na área de TI? Porque com todas as novidades e inovações as empresas não conseguiram absorver estas tecnologias e otimizar o próprio ambiente? Durante 2009 foram feitas várias ondas de redução de custo com mais ou menos sucesso, mas com certeza ainda sobraram gorduras por causa da complexidade, baixa maturidade e falta de conhecimento. Eu nem vou começar a falar sobre a falta de gerenciamento humano e falta de visões dos líderes de TI :)

Lembrando que novos investimentos seriam feitos em aspectos de inovação de negocio, que por definição são atingidos com novas aplicações. A TI precisa mostrar valor em conjunto com a área de negócios, com agilidade e eficiência aplicando as inovações. Os profissionais de infraestrutura vão aproveitar o possível crescimento do mercado? Eu acho que não!

Simplesmente por causa da restrição no orçamento e da proteção dos resultados financeiras da empresa.

Tecnologias

Business Analitycs (BA)
Otimização e simulação usando modelos e ferramentas analíticas para maximizar a eficácia de processo e decisão de negócios, analisando cenários alternativos. Nos últimos anos as empresas investiram em sistemas de relacionamento com clientes e Business Intelligence (BI) e outras aplicações de negócios que geram montanhas de dados e a complexidade dos sistemas dificulta a busca de informações rapidamente para a tomada de decisão.

Redes Sociais
Os trabalhadores não querem dois ambientes distintos para apoiar o seu trabalho – um para seus próprios produtos de trabalho (quer pessoais ou grupo) e outra para acessar informações “externas”. Empresas devem concentrar-se tanto em comunidades públicas, uso de software social, meios de comunicação social na empresa e participação e integração com externamente virada patrocinado pela empresa. Não ignore o papel do perfil social para reunir as Comunidades. Uma outra tendência para 2010 é o uso das redes sociais no ambiente corporativo para trazer para as áreas de negócios informações dos clientes e da concorrência, que muitas vezes ficam na cabeça dos funcionários e não são compartilhadas.

Virtualização / Cloud Computing / S+S
É um estilo de computação que caracteriza um modelo no qual provedores oferecem uma variedade de recursos de IT aos consumidores de computação em nuvem. Serviços baseados em nuvem podem ser explorados em uma variedade de maneiras para desenvolver um aplicativo ou uma solução. Usar recursos de nuvem não elimina os custos de soluções, mas reorganiza alguns e reduz outros. Em 2010, os temas cloud computing, virtualização e TI verde continuarão na agenda dos executivos e vão exigir novos investimentos em infraestrutura. As empresas deverão ir às compras em busca de equipamentos mais modernos para fazer integração de sistemas.

SOI & SOA
SOA/SOI continuarão na agenda das empresas. No ano de 2010 várias empresas vão começar ou continuar aplicações baseadas em serviços, mas desta vez com mais sucesso e aprendendo com erros no longo do caminho. Dentro da estratégia “Service Oriented Infrastructure” encontramos a agilidade que as organizações necessitam acrescentando coordenação e gerenciamento de serviços aos benefícios da interoperabilidade. Por esta visão, as organizações podem distribuir novas capacidades mais rápidas, gerenciar mudanças quando elas ocorrem e maximizar a reutilização de componentes de infraestrutura. Vamo ver se isto vai virar realidade …

Green-IT
TI pode habilitar muitas iniciativas verdes. Iniciativas verdes comuns incluem o uso de documentos eletrônicos, reduzindo despesas de viagem e tele trabalho. A TI também pode fornecer as ferramentas analíticas que outros na empresa podem usar para reduzir o consumo de energia para o transporte de mercadorias ou de outras atividades de gestão de carbono.

Aplicativos Móveis
Pelo final do ano 2010, 1,2 mil milhões de pessoas transportarão handsets capazes do comércio móvel, fornecendo um ambiente rico para a convergência da mobilidade e da Web. Já existem muitas milhares de aplicações para plataformas como para o iPhone da Apple, apesar do mercado limitado e a necessidade de codificação exclusivo.

Referência: Blog Markus Christen

Markus

http://www.twitter.com/MarkusChristen

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Markus Christen

Mais artigos deste autor »

Markus Christen formado em ciência de computação na Suiça e pós-graduado em organização de processos (SGO),como um arquiteto Cororativo, com foco em clientes corporativos. Com mais de 18 anos de experiência em TI em varias aéreas, tendo participando de projetos importantes no Brasil e no exterior.

Markus tem sido palestrante em diversos eventos como Tech-Ed Brasil e Conferências como Software+Service Day 2008/2009, Universidades, Channel9, Regional Architect Forum Brasil, SOA Conference Brasil, CNASI Brasil, SBAC - PAD 2009 e muitos outros. É ainda autor de diversos artigos publicados em revistas técnicas e conferências nacionais e internacionais.

Blog: http://blogs.technet.com/markuschristen,
Twitter: http://www.twitter.com/MarkusChristen


1 Comentários

camilo
1

olá! Markus,

Achei excelente as tendencias abordadas!! Realmente windows e linux nao mais algo que espera de novidade de um profissional qualificado. Ambos deve fazer parte do café-da-manha.

abracos,

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">