IT Strategies from the Field: “A ÚLTIMA MILHA”

Olá, tudo bem?

Vocês gostaram do último post sobre os motivadores? Espero que sim! Desta vez eu gostaria de dividir com vocês, alguns pensamentos sobre o problema da ÚLTIMA MILHA, na infraestrutura de TI.

Talvez alguns de vocês já conheçam este fenômeno no contexto da economia social.

image

Um exemplo deste fenômeno é o remédio que trata a falta de insulina a Diabetes. Desde vários anos existem remédios, na base de insulina não humana, que precisam ser injetados varias vezes por dia. Mas mesmo assim, 25 % da população que vivem com esta doença, sofrem consequências graves, como cegueira. Mas como? Por que alguém precisa sofrer consequências graves se tem remédios?

Os remédios não são adequados? O mercado precisa novas substâncias ?

A resposta é bem simples e no mesmo tempo chocante. Na criação dos remédios, os cientistas investiram muito tempo na criação das substâncias do remédio, mas ninguém pensava nas pessoas que precisam aplicar este remédio todos os dias. Os cientistas não fecharem o ciclo da inovação, em criar uma forma adequada e fácil de aplicar o remédio. Um exemplo bem claro do Problema da ÚLTIMA MILHA !

Isto significa que 25% dos portadores da doença, por várias causas, não aplicam o remédio por falta de usabilidade. Isto pode gerar um impacto imenso nos custos adicionais no sistema de saúde.

Eu poderia mencionar vários exemplos iguais em todas as áreas existentes no mercado, mas como isto se mapeia para a área de TI?

Um exemplo muito comum na área de TI, são projetos do tipo 90:10. O que é 90:10 ? Os números indicam a percentagem em tempo gastos entre a área de desenvolvimento e infraestrutura. Todos vocês que trabalham na área de infraestrutura conheçam as ligações de sexta-feira: “Oi, tudo bem? Segunda-feira vai entrar uma nova aplicação, vocês tem um servidor tipo XY?”.

image

As fases antes da implementação foram concluídas com sucesso e com todo cuidado, mas a ÚLTIMA MILHA, a implementação parece na maioria dos projetos um vacum! Consequência deste comportamento é que as aplicações (Inovação) não geram o retorno desejável, simplesmente por causa da ÚLTIMA MILHA.

The Boston (Consulting Company) pesquiso 400 organizações e encontraram uma diminuição de projeto de TI com taxa de sucesso e um aumento na taxa de falhas ao longo dos últimos dois anos.

  • Especificamente, 32% dos projetos de TI foram considerados bem sucedidos, tendo sido concluídos a tempo, dentro do orçamento e com os recursos necessários e funções.
  • Quase um em cada quatro (24%) de projetos de TI foram considerados falhos, tendo sido cancelados antes de serem concluídos, ou que tenham sido entregues, mas nunca utilizados.
  • O restante (44%) foram considerados desafio: Eles estavam acabados tarde, sobre o orçamento, ou com menos do que os recursos necessários.

Como algumas destas falhas poderiam ser evitados? Na minha visão, a integração entre as áreas de desenvolvimento e infraestrutura precisa ser mais forte. Não pode ser, que eles não se falam entre sim só por causa de problemas emocionais. (Mundo real!)

Todo projeto novo precisa, desde o começo, um recurso das duas áreas, um arquiteto de infraestrutura e soluções. Assim os arquitetos podem garantir a integridade e sustentabilidade da solução em todo ciclo da vida, fechando a ÚLTIMA MILHA.

Lembrando:

  • Não chame o arquiteto de infraestrutura no último dia antes da implementação, ele precisa ser envolvido no projeto de soluções desde o primeiro dia até o fim !

O que vocês acham da ÚLTIMA MILHA?

Thanks,
http://twitter.com/MarkusChristen

Referência: Blog Markus Christen

Markus Christen

Mais artigos deste autor »

Markus Christen formado em ciência de computação na Suiça e pós-graduado em organização de processos (SGO),como um arquiteto Cororativo, com foco em clientes corporativos. Com mais de 18 anos de experiência em TI em varias aéreas, tendo participando de projetos importantes no Brasil e no exterior.

Markus tem sido palestrante em diversos eventos como Tech-Ed Brasil e Conferências como Software+Service Day 2008/2009, Universidades, Channel9, Regional Architect Forum Brasil, SOA Conference Brasil, CNASI Brasil, SBAC - PAD 2009 e muitos outros. É ainda autor de diversos artigos publicados em revistas técnicas e conferências nacionais e internacionais.

Blog: http://blogs.technet.com/markuschristen,
Twitter: http://www.twitter.com/MarkusChristen


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!